Por Meon Em RMVale

Ministério da Ciência anuncia reestruturação do comando do Inpe e enxuta cargos

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, informou que a reestruturação já era estudada desde o ano passado

Divulgação/Inpe
Divulgação/Inpe


O Ministro da Ciência e o Diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) anunciaram a restruturação das áreas de comando do Instituto, na tarde desta terça-feira (14), em coletiva de imprensa.

A partir de agora, o Inpe passa a ter oito áreas de comando, antes das mudanças eram 15. “Nós reagrupamos essas áreas e nenhuma das funções que existe no Inpe foi suprimida. Elas foram reposicionadas de alguma forma que viesse numa busca de eficiência com base na sinergia entre as áreas”, explicou Darcton Damião, diretor interino do instituto.

O Ministro da Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, informou que a reestruturação já era estudada desde o ano passado. “O que nós temos feito desde o ano passado, em conjunto com os diretores de cada uma das unidades vinculadas, é melhorar a gestão e a interação de cada uma delas", afirmou. “A reestruturação traz mais eficiência, mais qualidade dos projetos”, reforçou Pontes.

Divulgação/Inpe
Divulgação/Inpe


A coletiva aconteceu um dia após a exoneração de Lúbia Vinhas, responsável pelo monitoramento e alerta de queimadas e desmatamento na Amazônia. Ela ainda alegou que não entendeu o motivo de ser demitida. O Marcos Pontes e Darcton Damião negaram que Lúbia teria sido exonerada após divulgação de dados de desmatamentos, mas que seria transferida para outro setor. “A transferência da Lúbia para o setor novo acabou acontecendo agora e chamou a atenção. Ela não foi demitida, mas terá outra função estratégica”, ressaltou Pontes.

Estrutura Paralela

Damião ainda negou a existência de uma estrutura paralela, que poderia favorecer a candidatura dele ao posto de diretor do Inpe. Atualmente, o pesquisador assume o cargo da direção interina.

"Comitê de busca é externo. São nomes renomados da ciência brasileira, que fazem uma triagem a partir de um certo número de candidatos, que vira uma lista tríplice. Essa lista tríplice é submetida ao Ministério”, explicou Damião. “A minha participação no processo de escolha nisso é minha inscrição”, ressaltou.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.