Ministério da Ciência e Tecnologia define nome de novo diretor do Inpe

Clezio Marcos De Nardin vai assumir a vaga de Darcton Policarpo Damião, que ocupava o cargo interinamente

Escrito por: Vinicius Assis2 min de leitura
fundo_placeholder-023136
Reprodução/Lattes
Clezio Marcos de Nardin trabalha no Inpe desde 1997 (Reprodução/Lattes)

O nome do novo diretor do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) foi definido nesta sexta-feira (2). Clezio Marcos de Nardin vai assumir a vaga que era ocupada interinamente por Darcton Policarpo Damião. Nardin ocupava a Coordenação-Geral de Ciências Espaciais e Atmosféricas do próprio instituto.

A decisão do novo nome, feita pelo ministro de Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, já foi publicada no DOU (Diário Oficial da União) e já está em vigor.

Com a nomeação, Clezio Marcos de Nardin vai deixar a coordenação de Ciências Espaciais e Atmosférica do Inpe e assumir a diretoria. Já Darcton Policarpo Damião, que era o diretor interino do instituto desde a saída de Ricardo Galvão, em 2019 após ser exonerado por apresentar dados sobre o desmatamento na Amazônia que desagradaram o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), deixa o cargo e passa a ser assessor especial do ministro Marcos Pontes.

Para chegar ao cargo, Nardin teve que passar por quatro etapas. Além de se inscrever, ele teve que apresentar um plano de gestão, passar por entrevista e ser selecionado pelo ministro. Clezio deixou para trás nomes como Augusto José Pereira Filho, Cleber Souza Corrêa, Darcton Policarpo Damião, Gilberto Câmara Neto, Luís Eduardo Antunes Vieira, Nilson Gabas Júnior, René Nardi Rezende, Victor Pellegrini Mammana. Todos eles tinham alguma relação com o instituto.

Clezio Marcos de Nardin é engenheiro eletricista desde 1996, quando se formou na UFSM (Universidade Federal de Santa Maria). Nardin também é doutor em Geofísica Espacial desde 2003, formado pelo Inpe, onde orienta teses de doutorado, mestrado e projetos de iniciação científica.

O currículo do novo diretor também aponta que ele publicou 79 artigos em revistas internacionais, 40 artigos completos e expandidos em congressos, apresentou 262 comunicações em encontros científicos, além de um artigo acadêmico e 13 palestras de divulgação científica. Nardin obteve 13 prêmios científicos como autor e orientador de trabalho.

Fora do campo acadêmico, entre 2012 e 2018 Nardin ocupou o cargo de gerente do Programa Embrace, feito pelo Cptec/Inpe (Centro de Previsão de Clima Espacial do Brasil). Entre 2013 e 2016 ele foi o presidente da SBGEA (Sociedade Brasileira de Geofísica Especial e Aeronomia) e, entre 2016 e 2019, ocupou o cargo de vice-diretor do ISES (International Space Environment). Ele trabalha no Inpe desde 1997.

Tags:destaqueinperotativoPublicado em: