Por Meon Em RMVale Atualizada em 09 NOV 2020 - 11H58

Ministério do Turismo, Ball e Evoluir apresentam o projeto "Mundo da Leitura" em São José dos Campos

Projeto educacional beneficiou mais de 2.600 alunos e capacitou 72 professores da rede pública da cidade

Divulgação
Divulgação


Aumentar o acesso aos livros e incentivar o hábito de leitura em crianças e adultos através do lúdico: essa é a missão do projeto Mundo da Leitura que chegou a São José dos Campos (SP) para doar 500 livros e capacitar 72 educadores da rede municipal de ensino da cidade. A iniciativa é realizada por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, tem patrocínio da Ball e é executado pela Evoluir, empresa híbrida de educação que atua com a produção de conteúdos e projetos, em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de São José dos Campos.

O objetivo do Mundo da Leitura é contribuir para o desenvolvimento de competências e habilidades de oralidade e interpretação de textos, na formação de cidadãos conscientes, e estimular a criatividade e a expressão de emoções e sentimentos de crianças e adolescentes. O projeto chega ao município com uma novidade agregada: a proposta de um acolhimento digital, que será um auxílio tecnológico oferecido aos professores, para atender a essa demanda e quebrar as barreiras do universo online.

Cada escola recebeu um mini baú em madeira contendo um kit de 100 livros com obras de variadas editoras e autores. Pensando na inclusão de pessoas com deficiência visual e no auxílio de pessoas com deficiência intelectual ou dislexia, alguns livros do acervo foram audiodescritos. O baú acompanha ainda um projeto pedagógico com sugestões de atividades para os educadores realizarem com as crianças durante o ano letivo, e um vídeo com três contações de histórias abordando as temáticas do Meio Ambiente, Preservação ambiental, Brincadeira Segura com a Pipa e Bullying.

Por conta da pandemia de COVID-19, todo o conteúdo do projeto foi adaptado para o ambiente online. Professores receberam orientações tecnológicas, incluindo informações que vão do básico até as principais funções necessárias para manter a qualidade de ensino no ambiente virtual. O projeto encerra sua temporada no município, capacitando 72 professores da rede pública e beneficiando mais de 2.300 alunos diretamente e mais de 2.600 alunos indiretamente na cidade.

“O projeto é maravilhoso! Amei a roda de conversa sobre a sustentabilidade e a importância de cuidar do nosso meio ambiente, saúde emocional e amei muito a leitura da história que falava sobre a menina negra e seu cabelo, lembrou-me a minha infância, conta Paula Nascimento dos Santos, educadora participante do projeto. “Desde a primeira formação percebi uma dinâmica muito boa na equipe. Cada um executa seu papel de forma organizada e pontual. A Thayeme é maravilhosa, sua energia é contagiante e nos convida de uma forma muito agradável a repensar e avaliar as práticas propostas por ela na formação. Essa inspiração tem poder de nos mover”, completa Daiane Caroline, educadora participante do projeto.

“Por fabricar a lata, que é a embalagem mais sustentável da cadeia de bebidas, a Ball acredita que podemos contribuir na formação de consumidores mais conscientes. E nada melhor do que o investimento na educação e leitura para criarmos cidadãos mais críticos, preocupados em construir um mundo melhor. É um orgulho apoiar esse projeto!”, comemora Thaís Moraes, Diretora de Comunicação da Ball América do Sul.

O projeto pedagógico do Mundo da Leitura está organizado a partir dos temas abordados dentro dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN), estabelecidos pelo Ministério da Educação (MEC), Todo o conteúdo dos baús está voltado a ampliar o conhecimento dos professores e crianças sobre os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em especial sobre o tema Energia e Meio Ambiente. As instituições que receberam os livros foram: EMEF Maria Antonieta Ferreira Payar, EMEF. Rosa tomita, EMEF. Hélio Walter Bevilacqua, EMEF. Prof. Mercedes Maria Perotti e EMEF. Emmanuel Antônio dos Santos.

“Mesmo com o distanciamento social imposto pela pandemia de COVID-19, conseguimos rapidamente nos reinventar, para entregar às crianças um projeto com a mesma qualidade que entregamos antes desta situação se estabelecer no Brasil e, obviamente, sempre com muita sensibilidade, entendendo as necessidades específicas e os tempos necessários para cada município se restabelecer perante tantas perdas importantes. Cada livro que compõe o acervo do projeto Mundo da Leitura foi pensado para instrumentalizar o educador durante o período de isolamento e na volta às aulas.

O time de profissionais, que em suma maioria são mulheres, esposas, mães, chefes de família e professoras, têm uma missão linda e generosa de ensinar tudo que sabem ao próximo, por isso, durante as formações, todas foram ouvidas e apoiadas em todas as suas dificuldades, desde a mais básica até a mais complexa. Nossa missão é cuidar do próximo, e a do livro é cuidar de nosso espírito, com ele podemos ser e chegar onde quisermos”, conta o coordenador de projetos educacionais da Evoluir, Junior Ribeiro. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.