Ministro da Saúde, Arthur Chioro, no seminário do Programa Mais Médicos
Flavio Pereira/Meon
O ministro da Saúde, Arthur Chioro, confirmou pela primeira vez a abertura do curso de Medicina em São José dos Campos, uma das 42 cidades brasileiras selecionadas para receber recursos do programa Mais Médicos, do governo federal, para abrigar uma faculdade de medicina.
Três universidades se se candidataram em dezembro de 2013 para receber o curso: a Univap (Universidade do Vale do Paraíba), as Faculdades Anhanguera e a Faculdade de Ciências Médicas de São José dos Campos -ambas atendem aos requisitos do Ministério da Educação.
"Segundo informações que eu tenho, está confirmado o curso para a cidade e a formalização disso deve acontecer nas próximas semanas", disse Chioro, que visitou São José na manhã desta sexta-feira (1) para participar do seminário do programa Mais Médicos, realizado no Centro da Juventude, na zona sul de São José.
A criação de cursos de Medicina é uma das frentes do programa Mais Médicos e pretende formar 11,5 mil novas vagas de graduação até 2017 com o objetivo de suprir a demanda de médicos em todo o país. Deste total, 3.363 mil já foram autorizadas.
"Atingir o objetivo com a faculdade de medicina em São José é algo que vai acontecer a médio prazo já que só o curso tem duração de cinco anos, fora a residência. Mas após esse período, vamos conseguir atender a demanda de médicos na região com os estudantes formados", explica.
No dia 7 de maio, três técnicos do MEC (Ministério da Educação) estiveram em São José para avaliar as condições do sistema público de saúde com o objetivo de checar a rede municipal oferece condições de receber os universitários e abrigar uma faculdade de medicina na cidade.
Segundo a assessoria de imprensa do MEC, até que a decisão seja publicada no Diário Oficial da União, não é possível confirmar a instalação da faculdade em São José. Em nota, o ministério explica que, em breve, vai lançar o edital para seleção das instituições nas cidades aprovadas.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.