Por Da Redação Em RMVale

Ministro se reúne com Presidente da República e novo diretor do Inpe

A reunião foi para Bolsonaro e outros membros do governo conhecerem Clezio de Nardin

Marcos Corrêa/PR
Marcos Corrêa/PR


Por iniciativa do ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, foi realizada na manhã desta quarta-feira, (14), no Palácio do Planalto, uma reunião com o presidente da República, Jair Bolsonaro, para apresentar o novo diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), unidade de pesquisa do MCTI, Clezio de Nardin.

Clézio disse que o presidente tem uma visão ampla dos trabalhos realizados pelo Instituto e que o ministro Marcos Pontes tem se mostrado engajado para levar essas ações ao conhecimento de todos os órgãos do governo.      

Os dados de desmatamento e queimadas do Inpe têm causado alguns questionamentos pelo Governo Federal, dando a entender que pudesse ter até mesmo interesses políticos de opositores. Os números apontam um acumulado de focos de incêndio na Amazônia de janeiro a setembro, que tem batido tristes recordes de acordo com o Instituto. Um crescimento não visto em anos.   

O presidente Jair Bolsonaro chegou a declarar à Organização das Nações Unidas (ONU), que  "ONGs", estariam envolvidas em crimes ambientais  no Brasil e no exterior. O Governo Federal tem cogitado inclusive uma nova agência nacional que centralizaria os dados de monitoramento via satélite.

Posse do novo diretor do INPE

Na cerimônia de posse do novo diretor em São José dos Campos, no último dia 9, o ministro Marcos Pontes, junto com ex-diretor interino Darcton Policarpo Damião, destacaram a importância dos serviços do Inpe ao País, especialmente em um momento de elevação do status do programa espacial brasileiro, e como a atual reestruturação vai torná-lo cada vez mais eficiente, com projetos e programas prioritários para o desenvolvimento nacional.

Clézio foi nomeado para assumir a direção do instituto substituindo a direção interina nomeada por Bolsonaro após a exoneração do ex-diretor, Ricardo Galvão. Propagar as ações do Inpe ao Governo Federal faz parte das ações declaradas pelo novo diretor. Uma forma também de estreitar o relacionamento que estava abalado nos últimos dias. 

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Da Redação, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.