Residentes de São José dos Campos, SP, relatam o despejo irregular de esgoto pela Sabesp no bairro Santana, na Zona Norte, impactando áreas próximas ao Centro de Formação do Educador (Cefe) e ao Parque da Cidade. Segundo os moradores, o despejo ocorre devido a um vazamento em uma tubulação que transporta o esgoto até a Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Lavapés, gerando um forte odor e poluição visível na região. Imagens do local mostram a extensão do impacto ambiental.
A Sabesp afirmou que a falha foi detectada recentemente, após uma manutenção emergencial realizada na última segunda-feira (11). No entanto, moradores afirmam que o problema é antigo, afetando o bairro há anos.
Diante da situação, o Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e a comunidade exigem que a Sabesp remova os resíduos e restaure a área contaminada, que já apresenta riscos de contaminação do ar, solo e água. Além disso, há preocupações com a proliferação de doenças como dengue e malária.
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (CETESB) confirmou o vazamento, que atingiu um córrego que deságua no Rio Paraíba do Sul, e multou a Sabesp em R$ 70,7 mil. A Prefeitura também notificou a Sabesp e acionou a Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de São Paulo (Artesp), que está acompanhando o caso. Caso novas irregularidades sejam comprovadas, a Sabesp poderá enfrentar sanções adicionais.
Defesa Civil alerta para calor extremo e chuvas intensas no RMVale
Temperaturas podem chegar a 38°C
Previsão do Tempo para terça-feira (21) em São José
Dia de sol com muitas nuvens e pancadas de chuva à tarde e à noite.
Brasil manterá discussões sobre meios de pagamento no BRICS
Trump ameaçou aplicar tarifas de 100% caso abandonem o dólar
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.