Por Patrícia Rosseto Em RMVale

Moradores do Taquaral cobram saneamento básico em Ubatuba

Águas do rio do bairro Taquaral, em Ubatuba, são usadas nas atividades dos moradores da área rural (Patrícia Rosseto/Imprensa Livre)

Águas do rio do bairro Taquaral, em Ubatuba, são usadas nas atividades dos moradores da área rural

Patrícia Rosseto/Imprensa Livre



Mais de 100 famílias da área rural do Taquaral, em Ubatuba, estão insatisfeitas, com a decisão de despejar o esgoto tratado, que será proveniente da atual construção da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), órgão da Secretaria de Habitação do Estado, no principal manancial de água do bairro. Eles querem que haja investimento do Estado em saneamento básico para o bairro todo, pois este, de acordo com eles, só existe até o empreendimento do CDHU.

Sem saneamento, as casas da área rural, localizadas logo após a ponte do rio Taquaral, contam com água de vem da serra e fossas individuais. É atividade cotidiana usar as águas do rio para diversas atividades como lavagem de roupas e louças, principalmente em épocas de seca, quando a água chega a faltar por dias.

“Para nós a água não é suja e ainda depois daqui, o rio passa nas comunidades da Barra Seca, Casanga e Perequê”, explicou a dona de casa Geralda Rodrigues Barbosa, 42 anos.

De acordo com o construtor e conselheiro da Associação do Bairro Taquaral, Valdemar Soares Araújo, 42 anos, depois da reclamação dos moradores ao prefeito Maurício Moromizato (PT), realizada durante uma reunião do Orçamento Participativo (OP), a promessa foi que o esgoto do novo empreendimento vai ser despejado um pouco mais distante do projeto inicial, a 250 metros da ponte.

Segundo Araújo, o rio é usado, inclusive, para banho recreacional de moradores e turistas e esta não é a única demanda do Taquaral. “Não temos água, esgoto, iluminação e não conseguimos legalizar a documentação das nossas casas, que está há um passo de se resolver. Queremos que a prefeitura traga coisas boas para os atuais moradores”, disse.

Para José Rubens de Souza Brito, 50 anos, conhecido como Baiano, também construtor e conselheiro da Associação do Bairro, a questão do esgoto da CDHU não é fácil de lidar. “Aceitamos pois mesmo em cima da razão pode vim a “força” (polícia, ambientalistas, governantes)”, apontou ele e acrescentou:

“Tenho certeza que não haverá manutenção, pois fizeram isso no bairro Sumidouro e nunca passam lá para ver o estado que está, com esgoto pelas ruas. Imagina você sair da sua casa e encontrar esgoto”.

Segundo Baiano, não há melindre dos atuais moradores do Taquaral contra aqueles que ocuparão o prédio. “A construção está aí, não tem jeito de parar. São muitas famílias que vêm para morar. O que queremos é que a administração e os órgãos do meio ambiente da cidade deem exemplos e não apenas cuide da área da CDHU e sim do bairro todo”.

Aprovação
Em nota, a Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), informou que tanto a execução do empreendimento como da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) estão em fase de conclusão, com previsão para entrega em setembro deste ano.

Ainda de acordo com a Secretaria de Habitação do Estado, a ETE está sendo construída de acordo com o aprovação da Companhia de Tecnologia de Saneamento Básico e de Defesa do Meio Ambiente (Cetesb) e garante o nível de tratamento previsto na legislação vigente.

Conforme a CDHU, foi realizada uma reunião com a população vizinha, esclarecendo todas as dúvidas sobre o tratamento e a mudança do ponto de lançamento do efluente tratado, atendendo as questões apresentadas pela população.

“A CDHU é responsável pela edificação assim como a execução da ETE, visto que não existe equipamento semelhante nas proximidades”, conclui a nota.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Patrícia Rosseto, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.