Por Do Meon Em RMVale

Mortes no trânsito na RMVale caem 26% no primeiro bimestre de 2016

No entanto, em Jacareí e Taubaté, número passou de cinco para oito

2016_acidente_morte_jovem_moto_carro_29_anos_batida_frontal_caraguatatuba_reproducao_radarlitoral

Segundo o estudo, maior parte das vítimas estava em motocicletas

Reprodução/Radar Litoral

As mortes no trânsito tiveram uma redução de 26% no primeiro bimestre deste ano em comparação com o mesmo período do ano passado, em 32 das 39 cidades da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte).

Os dados são do Infosiga-SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa anunciado em agosto de 2015 pelo governo estadual, por meio da Subsecretaria de Ações Estratégicas da Secretaria de Governo.

De acordo com o levantamento, a RMVale registrou 17 mortes a menos no primeiro bimestre deste ano na comparação com o mesmo período de 2015. O índice da região foi superior ao de todo o Estado, que também apresentou queda, no entanto, de 8% no período.

Apesar de o índice ter registrado queda a nível regional, Taubaté e Jacareí, por exemplo, tiveram aumento no número de acidentes fatais na comparação entre os dois primeiros meses de 2015 e 2016. As duas cidades tiveram cinco mortes no ano passado e oito em 2016.

Jacareí, inclusive, foi uma das 15 cidades - e a única da RMVale - escolhidas pelo Governo do Estado, por intermédio do Detran-SP, para execução de atividades voltadas à segurança no trânsito dentro dos municípios.   

Segundo o governo estadual, no total, serão destinados cerca de R$ 10,5 milhões de recursos do Estado para investimentos nas 15 cidades em iniciativas voltadas para fiscalização, sinalização e educação no trânsito.

“Com esse aporte, os convênios terão o prazo de um ano para executar todo o planejamento. A proposta é que os projetos bem-sucedidos possam servir de modelo para outras cidades e assim sucessivamente”, informa em nota. 

Além da queda de 8% no número de mortes no trânsito (414 óbitos em fevereiro de 2016 contra 449 em fevereiro de 2015), o Estado de São Paulo apresentou, no mesmo período, 22% de diminuição no número de acidentes - 14.678 contra 18.776. 

Segundo o estudo, a redução nos números é resultado de um conjunto de ações, como campanhas educativas permanentes e intensificação da fiscalização da Lei Seca.

Motivo das mortes
De acordo com o levantamento, do total de óbitos por acidentes de trânsito ocorridos em fevereiro de 2016, 61% foram provocados por colisões e atropelamentos; 78% envolveram pessoas do sexo masculino, e 27% eram jovens de 18 a 29 anos. Ainda segundo o Infosiga-SP, a maior parte das vítimas estava em motocicletas (29%) ou era pedestre (26%). 

Infosiga
Lançado em 23 de fevereiro deste ano, o Infosiga-SP é um relatório que traz informações mensais sobre acidentes e óbitos em consequência de ocorrências no trânsito, em todo o Estado. A publicação refere-se a dados do mês anterior, e os informes dos 645 municípios do Estado de São Paulo ficam disponíveis no site do sistema.

O Infosiga-SP é baseado na triagem e tabulação de boletins de ocorrência da Polícia Civil e para informações relativas a acidentes com vítima, são utilizados os dados recebidos da Polícia Militar e da Polícia Rodoviária Federal.

Movimento Paulista de Segurança no Trânsito
O Movimento Paulista de Segurança no Trânsito é inspirado na Década de Ação Pela Segurança Viária (período de 2011 a 2020), estabelecida pela ONU (Organização das Nações Unidas), para chamar a atenção sobre a questão da violência no trânsito. O objetivo é reduzir em 50% o número de vítimas fatais no trânsito até 2020.

20160326_dados mortes no trânsito na rmvale vale do paraíba infosiga-sp_(Reprodução)

Números divulgados pelo Infosiga-SP

Reprodução

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Do Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.