RMVale

Movimentos sociais marcam ato em memória dos 10 anos de Pinheirinho

Expulsão de 1.500 famílias ficou conhecida internacionalmente e marcou mandato de PSDB

Escrito por Meon

21 DEZ 2021 - 21H00

Movimentos sociais de São José dos Campos marcaram nesta terça-feira (17) um ato em memória dos dez anos da desocupação do Pinheirinho, executada em 2012. A manifestação foi marcada para 22 de janeiro do ano que vem, às 10h, em frente ao terreno da antiga ocupação, na zona sul da cidade.

Leia MaisVídeo: criminosos fazem reféns em pizzaria de São José e disparam acidentalmentePolícia Ambiental resgata arara em extinção de cativeiro em CaraguáIncêndio no 19°andar assusta moradores de prédio na zona oeste de São JoséSegundo os organizadores, sindicatos, movimentos sociais, artistas e partidos deverão participar do evento.

“Já começamos as discussões para realizar um ato unitário para marcar uma das maiores lutas por moradia no país e que sofreu um despejo violento e cruel há dez anos. Esperamos a participação de todas e todos que viveram essa história”, afirma Toninho Ferreira, presidente do PSTU e advogado que atuou junto às famílias desde o início da ocupação, em 2004.

“A desocupação do Pinheirinho teve repercussão internacional em razão da crueldade e da violência empregadas e das ilegalidades de todo o processo. E essa ação teve seus responsáveis, principalmente o PSDB, que governava o estado, com Geraldo Alckmin, e a cidade, com Eduardo Cury, e um setor do Judiciário, que agiram para favorecer Naji Nahas, um notório criminoso do colarinho branco. Não esqueceremos”, afirma Weller Gonçalves, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de São José.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.