Na RMVale são treze que concorrem para a Assembleia e dez para o Congresso
Divulgação/Assembleia Legislativa
Apesar da campanha Mulheres na Política, que incentivou a inscrição de candidatas nas Eleições 2014, os números continuam tímidos. Na RMVale, o sexo feminino representa 27% do total de concorrentes -três pontos percentuais a menos do que determina a lei nº 9.504, que obriga coligações e partidos reservarem 30% das vagas ao sexo oposto à maioria.
Para a cientista política Dora Soares, a presença feminina no cenário político é um processo lento. “Apesar das mudanças democráticas e da nossa presença no mercado de trabalho, ainda vivemos em um país conservador, o que dificulta a presença feminina. São essas barreiras que ainda mantêm esses números baixos”.
Dos 83 candidatos que disputam as eleições de outubro na região, 23 são mulheres. Dessas, 13 concorrem a vagas na Assembleia Legislativa e dez tentam cadeira na Câmara dos Deputados. Apesar da baixa representatividade, as mulheres são maioria no eleitorado regional -903.789, contra 845.086 homens.
A especialista acrescenta que esse cenário limita a discussão de políticas públicas voltadas às mulheres. “A menor representação política nos deixa vulneráveis. Assim, discussões importantes como a violência doméstica e direitos trabalhistas são adiadas”, explica Dora.
Atualmente, todos os candidatos que representam a região na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados são homens. São quatro deputados estaduais (Hélio Nishimoto (PSDB), Padre Afonso Lobato (PV), Alexandre da Farmácia (PP) e Marco Aurélio (PT)) e um representante no Congresso, Emanuel Fernandes (PSDB).
São Paulo
Ainda que os números na região sejam pequenos, no Estado o contraste entre os sexos é menor. De acordo com o TSE, do número de candidaturas confirmadas, 2.300 foram feitas por mulheres. Em 2010, última eleição para os cargos de deputado, governador e presidente, São Paulo tinha 465 candidatas de um total de 2.162 inscritos.
LEIA TAMBÉM:
Eleições: RMVale lança 83 candidatos para deputado federal e estadual
Candidatos fichas-sujas vão disputar eleições no Vale do Paraíba
Eleições: propaganda eleitoral traz restrições para partidos e candidatos
Insatisfação popular com políticos vai influenciar na decisão dos eleitores
RMVale se transforma em vitrine para a conquista de votos
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.