RMVale

Museu do Folclore de São José terá programação especial para a 19ª Semana Nacional de Museus

A programação será entre os dias 17 e 22 de maio

Escrito por Meon

17 MAI 2021 - 11H51 (Atualizada em 17 MAI 2021 - 12H32)

Divulgação/MFSJC

O Museu do Folclore de São José dos Campos terá uma programação especial entre os dias 17 e 22 de maio, em comemoração a 19ª Semana Nacional de Museus, evento que será realizado pelo IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), envolvendo museus de todo o Brasil. O tema escolhido pelo ICOM (Conselho Internacional de Museus) para essa semana é “O futuro dos museus – recuperar e reimaginar”.

Segundo a Prefeitura de São José, a Semana Nacional de Museus acontece anualmente em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, em 18 de maio e, de acordo com o tema proposto, cada museu define a sua programação. A do Museu do Folclore será toda virtual e prevê a realização de um bate-papo com convidados para discutir o tema do ano, uma visita online mediada à exposição e o lançamento de um e-book voltado para educadores.

Visitas mediadas

Pensando no tema escolhido para a Semana de Museus, serão exibidas imagens em vídeo exposição, intercalando com a mediação dos profissionais e trazendo uma atividade reflexiva ao final da visita. Em períodos de normalidade, as visitas mediadas ocorriam de forma cotidiana e presencialmente, com o apoio de profissionais do setor educativo.

Livro digital

A programação prevê, ainda o lançamento de um livro digital (e-book) voltado para educadores e intitulado ‘Além da Mula sem Cabeça’. A obra visa aproximar o museu dos professores, na intenção de que o folclore passe a ser reconhecido no cotidiano das escolas, estimulando a realização de pesquisas e estudos sobre o tema.

A ideia é que os professores tenham autonomia para aproximar a teoria sobre o folclore às vivências e contextos dos estudantes.

Programação

Dia 17 (segunda), 19h às 20h: Bate-papo sobre ‘O futuro dos museus: recuperar e reimaginar’ (live pelo Facebook).

Convidados: André Benedito – Pesquisador do Laboratório de Inteligências de Redes da Universidade de Brasília e da Universidade Federal de Goiás. Responsável pelo planejamento e elaboração de acervos digitais com o software Tainacan. Ana Lucia Marcondes – Coordenadora e Gestora dos projetos – Bacharela com Licenciatura Plena em Artes Plásticas e Educação Artística pela FAAP. Mediadora: Mariana Boujadi – Museóloga do Museu do Folclore de SJC. Atua na área do patrimônio cultural desde 2009 e da museologia desde 2012.

Dias 18 e 19 (terça e quarta), 9h30 às 11h. Dias 20 e 21 (quinta e sexta), 14h00 às 15h30h (transmissão pelo Google Meet): Visita virtual mediada à exposição de longa duração do museu e seu entorno, com alunos de escolas inscritas para a atividade e bate-papo sobre os saberes populares, identidade e nosso patrimônio cultural.

Mediadoras: Mariana Boujadi – Museóloga do Museu do Folclore de SJC. Atua na área do patrimônio cultural desde 2009 e da museologia desde 2012. Maria Angélica Perez Bellucci – Atua no Setor Educativo do Museu do Folclore de SJC, onde realiza atendimento e mediação do público visitante.

Dia 22 (sábado), 16h30: Lançamento do e-book ‘Além da Mula sem Cabeça’ (live pelo Facebook).

Participantes: Maria Angélica Perez Bellucci – Atua no Setor Educativo do Museu do Folclore de SJC, onde realiza atendimento e mediação do público visitante. Renata Sparapan – Pesquisadora e produtora do Museu do Folclore. Tiane Tessaroto – Pesquisadora no Museu do Folclore. Luís Alberto de Souza (convidado) – Professor de Arte da Prefeitura de São José dos Campos e Professor de Apoio à Tecnologia e Inovação na Rede Estadual do Estado de São Paulo. Mediadora: Francine Maia – Gestora do Museu do Folclore de SJC. Atua desde 2008 da área museológica.

Localização

Museu do Folclore de SJC

Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.