Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 17 ABR 2020 - 13H22

Níveis de banco de sangue da região se tornam críticos com a crise do coronavírus

O Ministério da Saúde não restringiu as doações, mas o nível de doações caiu

Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil
Reprodução/Marcelo Camargo/Agência Brasil
O medo de ser contaminado é válido, mas ainda assim a vontade de ajudar o próximo deve ser ainda maior.


Mesmo antes do início da pandemia do coronavírus, os níveis de bancos de sangue já eram bem abaixo do ideal na RMVale. Com a chegada da doença, o nível só piorou. A Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue) informou que desde o início de março, a coleta de sangue no estado caiu em 30% de um nível que já era abaixo do ideal.

Vários fatores contribuíram para a queda no número de doadores. O principal deles é o contágio no ato de doação e também por ter que frequentar um ambiente parecido com o hospitalar, o que pode causar medo e receio em alguns.

Ainda assim, o Ministério da Saúde pede que as pessoas continuem doando sangue, mesmo com a crise da Covid-19, já que os hemocentros são esterilizados e tomam as precauções para evitar o contágio de qualquer doença, inclusive do coronavírus. O medo de ser contaminado é válido, mas ainda assim a vontade de ajudar o próximo deve ser ainda maior.

Os dados da Secretaria de Saúde apontam que em alguns lugares, o estoque de alguns tipos sanguíneos está estável, embora os tipos mais comuns estejam em falta. É sempre necessário que sempre tenham doações, uma vez que não é possível dar precisão de quantas pessoas vão precisar de transfusão.

De acordo com o Ministério da Saúde todos os locais que recebem doação estão cumprindo as ordens vindas da pasta.

“A doação de sangue é segura, não havendo riscos para quem doa. Todos esses serviços estão disponibilizando condições de lavagem de mãos, uso de antissépticos e acolhimento que minimizem a exposição a aglomerado de pessoas. Cuidados com a higienização das áreas, instrumentos e superfícies também têm sido intensificados pelos hemocentros”, informou o órgão por meio de nota.

Os requisitos para doar são simples. Basta estar alimentado, mas evitar comer alimentos gordurosos 3 horas antes de doar, ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior. Quanto a idade, o doador deve ter entre 16 e 69 anos, os menores de idade devem estar acompanhados por um responsável, enquanto os doadores que tiverem de 61 anos até 69 devem ter feito a primeira doação antes dos 60.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.