RMVale

Novo trecho da Serra da Tamoios será entregue neste sábado (26)

Evento contará com a presença do governador João Doria (PSDB)

Escrito por Meon

25 MAR 2022 - 09H11 (Atualizada em 25 MAR 2022 - 11H45)

Foto: Divulgação/ Tamoios

Após sete anos de construção, o novo trecho da Serra da Tamoios será entregue pelo Governo Estadual neste sábado (26). O evento de inauguração será realizado em Caraguatatuba e contará com a presença do governador João Dória (PSDB).

A duplicação da Rodovia, de cerca de 22km, será utilizada para motoristas que trafegam na subida da serra, sentido São José dos Campos. A pista atual será usada apenas para a descida, sentido Litoral Norte.

Além dos novos 22 km de Serra, serão entregues, simultaneamente, parte do trecho dos Contornos de Caraguatatuba a São Sebastião. As obras dos Contornos, retomadas em setembro de 2021, contemplam a construção de 46 obras entre pontes e viadutos, seis conjuntos de túneis, além da ligação do Contorno Sul com a Rodovia SP-55, com investimentos de cerca de R$ 150 milhões.

Somados às conexões com trechos existentes, serão totalizados 33,9 quilômetros de novas pistas. A previsão é que a primeira entrega referente aos Contornos também seja feita até o final de março.

O motorista que utilizar o atual trecho de Serra, para subir a Tamoios, poderá alcançar até 80 km/h após a entrega do novo trecho de descida, no final de março. Atualmente a velocidade máxima é de 40 km/h.

A expectativa é que os novos 22 km sejam percorridos em 16 minutos. Hoje, os motoristas percorrem cerca de 13 km da Serra, em pista simples, do km 81 a 68, em aproximadamente 20 minutos, contando os trechos de curvas sinuosas que favorecem a acidentes.

Com um investimento de R$2,9 bilhões, a nova subida da Serra da Tamoios conta com 12 km de túneis, que devem tornar mais suaves a viagem, sem tantas curvas. Entre os túneis, um com cerca de 5,5 km, considerado o maior do Brasil.

Para escavá-lo foi preciso tirar o equivalente a “680 piscinas olímpicas” de metros cúbicos de rochas. Este túnel começa após o km 76 e termina antes do km 70, com 3 faixas.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.