RMVale

O turismo chegou a São José, e chegou para ficar!

A cidade da tecnologia também é acolhedora e tem muita história

Escrito por Regina Laranjeira Baumann

29 JUL 2021 - 13H33 (Atualizada em 29 JUL 2021 - 15H31)

Cláudio Vieira / PMSJC Aniversário SJC  (Cláudio Vieira / PMSJC)

Não era incomum ouvir os joseenses dizendo que São José não era uma cidade turística. Muitas pessoas afirmavam que a cidade tinha vocação para a área industrial e tecnológica, mas turismo... Não há como negar que o município tem essas duas vocações, mas enganam-se aqueles que ainda não perceberam o nosso grande potencial turístico. Talvez o problema seja apenas que, quem vem passear, quer morar!

Cláudio Vieira / PMSJC
Cláudio Vieira / PMSJC

Brincadeiras à parte, assumi a presidência do Comtur (Conselho Municipal de Turismo) há pouco mais de 10 dias e já percebi que estou sendo agraciada por participar de um momento histórico para a cidade. O turismo chegou, e chegou para ficar!

No primeiro sábado após minha posse, fui visitar São Francisco Xavier, mas agora com olhar técnico e não apenas como visitante, como outrora.

Bares e restaurantes com gastronomia requintada, detalhes no menu, nos drinks e no servir. Experimentei um canapé maravilhoso acompanhado por uma caipirinha de cachaça com açúcar mascavo. O proprietário do estabelecimento, gentil e feliz em receber os clientes. Café num ambiente especial e compras de coisinhas irresistíveis: meias, luvas e tapetinhos. Fiquei poucas horas, infelizmente, mas quero voltar para conhecer absolutamente tudo daquele distrito charmoso, que é cuidado com presteza pela administração municipal joseense e observado em cada detalhe pela Diretoria de Turismo.

Neste dia 27 de julho, aniversário de São José dos Campos, acompanhei o hasteamento da bandeira em frente ao nosso maravilhoso Banhado, fui à Missa na Igreja da Praça da Matriz e assisti a apresentação incrível de voo acrobático da Esquadrilha Ceu ao lado de dezenas de pessoas com olhares atentos e sorriso no rosto. Também tive o privilégio de acompanhar um walking tour pelo centro da cidade.


Formamos círculos para apreciar os prédios que nos eram apresentados, fotografamos e adquirimos conhecimento sobre particularidades que, por anos, nos passaram desapercebidas

Créditos / Regina Laranjeira Baumann
Créditos / Regina Laranjeira Baumann

Visitamos o Mercado Municipal ouvindo atentamente as explicações das duas Guias Turísticas super preparadas, Elaine Cristina dos Santos e Mônica Fernandes. Conheci um fotógrafo que registra a nossa cidade há décadas e foi, inclusive, o fundador da Fundação Cultural. O Sr. Imoto é um encanto de pessoa e conserta máquinas fotográficas antigas. Amei! Tenho várias.

Créditos / Regina Laranjeira Baumann
Créditos / Regina Laranjeira Baumann

Me senti como quando estou viajando por aí. Encontrei souvenirs com frases que fazem menção ao amor por São José e artesanatos como o de uma passista de escola de samba com a bandeira de São José.

Depois, ainda caminhando pelo centro de São José, visitamos o prédio da Biblioteca Municipal – antiga administração do município – que disponibiliza livros para serem lidos por ali ou levados para casa. Permanecemos do lado de fora, porque o espaço ainda não está aberto à visitação interna.

Créditos / Regina Laranjeira Baumann
Créditos / Regina Laranjeira Baumann

Passamos também pelo prédio que abriga o Colégio João Cursino – que fez parte da vida da maioria dos joseenses da minha geração –, pela antiga Câmara Municipal – que atualmente abriga um museu –, pelos cinemas Cine Paratodos e Cine Palácio – este último que foi palco para tantas formaturas de alunos da então Fundação Valeparaibana de Ensino, inclusive a da minha mãe, Joana Maria, em 1979, e a minha em 1986 –, dentre outros prédios que fazem parte da história joseense e da nossa também.

Ver e ouvir essas histórias fortalecem o orgulho que temos da cidade e a felicidade de viver aqui. Já vi que esse é só o começo. São José brilha sempre e agora também no turismo!


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Regina Laranjeira Baumann, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.