Por Marcio Moura Em RMVale

Congestionamento causado por obra no Urbanova divide opiniões

A previsão é de que as obras sejam concluídas até o final do ano

Trânsito Urbanova 2016.jpg

Congestionamento durante as obras da nova cilovia no bairro Urbanova.

Pedro Ivo/Meon

Na última segunda-feira (1º), cerca de 50 profissionais estiveram envolvidos no içamento da estrutura metálica de 80 toneladas da nova ciclovia que está sendo construída no bairro Urbanova. A megaoperação realizada para instalação da estrutura que fará a ligação entre as avenidas Lineu de Moura e Shishima Hifumi, gerou congestionamento de veículos e dividiu opiniões de moradores, estudantes e pessoas que trafegam pela Zona Oeste de São José dos Campos.

Um grupo de moradores reconhece o benefício na construção da nova ciclovia e entende que os transtornos momentâneos como os congestionamentos serão compensados na entrega da obra para os pedestres e ciclistas da região, entretanto cobram a construção de uma nova ponte para acesso ao bairro.

Já estudantes que se deslocam diariamente para a universidade, que fica no bairro, reclamam dos atrasos causados pela longa espera nos congestionamentos. 

Para Murilo Pivaro, 21 anos, estudante de jornalismo, a interdição de um dos lados da ponte, gerou atrasos e transtornos: “Logo no primeiro dia de aula, a obra no caminho para a Univap, atrasou muitos alunos e foi um problema. Nós estudantes chegamos atrasados, perdemos a primeira aula logo na volta do semestre. O trajeto que normalmente faço em 20 minutos, levou cerca de uma hora para ser percorrido”.

Leia MaisInterdição da Rodovia dos Tamoios é novamente canceladaCriminoso agride e rouba R$ 5 mil de idosa de 73 anos em GuaratinguetáDia dos Pais: shoppings de Taubaté e São José apostam em sorteios

Já a moradora do bairro, Agda Lúcia Camargo, 50 anos, agente de viagens, vê a obra como necessária, porém, também reclama dos transtornos: “O Urbanova é um bairro que vem crescendo e, além disso, tem uma universidade que gera grande tráfego de veículos nos horários de pico. A obra é importante, mas o que precisamos é, também, mais um acesso para que o trânsito ganhe maior fluidez”.

Outro Lado
A Univap informou por meio de nota que "as obras no bairro não causaram impactos significativos nos horários de entrada e saída dos alunos ou funcionários da instituição, não ocasionando transtornos na rotina da Univap".

A previsão da Secretaria de Obras da Prefeitura de São José é que a ciclovia seja concluída até o final do ano.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Marcio Moura, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.