RMVale

Oito cidades da sub-região de São José se unem e criam Comitê de Enfrentamento à Covid-19

As prefeituras irão se reunir semanalmente para analisar a situação epidemiológica local

Escrito por Samuel Strazzer

26 MAI 2021 - 17H52 (Atualizada em 26 MAI 2021 - 18H19)

Divulgação / Consavap

Oito cidades da sub-região de São José dos Campos criaram um Comitê de Enfrentamento à Covid-19 durante uma reunião nesta quarta-feira (26).

A reunião aconteceu na sede da Consavap (Consórcio Intermunicipal de Saúde do Alto Vale do Paraíba) em São José. Participaram da reunião os prefeitos Edmar (PSD), de Monteiro Lobato, Elzo Elias (PL), de Igaratá, Felicio Ramuth (PSDB), São José, Victor de Cássio (PSDB), o Vitão, de Paraibuna, Adriano Levorin (PL), de Santa Branca, Carlos Alberto (Solidariedade), o Casquinha, de Jambeiro, Izaias Santana (PSDB), de Jacareí, e Pétala Lacerda (Cidadania), de Caçapava.

No encontro, os prefeitos discutiram a situação atual da Covid-19 na região. Izaias Santana destacou que existe a necessidade de serem tomadas medidas conjuntas entre as cidades para o enfrentamento da pandemia. Por isso foi criado o Comitê da Micro Região I de Gestão de Crise do Covid-19.

Divulgação / Consavap
Divulgação / Consavap

“Levamos em consideração a organização hospitalar, os municípios cuja referência é São José dos Campos, Jacareí, Caçapava. Também levamos em consideração como se dá o desloca das pessoas, em função do trabalho, em função de estudo e também a proximidade dessas cidades. Então, optamos por restringir as oito cidades que tem como referência São José e Jacareí”, disse Izaias.

O chefe do Executivo jacareiense explica que esse comitê irá discutir, em conjunto, ações de enfrentamento à Covid-19 com base em pesquisas, prognósticos e demais trabalhos técnicos. Cada município será livre para seguir ou não as recomendações. O comitê será formado por um representante titular e um suplente de cada município.

Divulgação / Consavap
Divulgação / Consavap

“Esse comitê vai se reunir semanalmente e vai analisar a situação epidemiológica local, a capacidade hospitalar local, as atividades econômicas locais e recomendar para os prefeitos um conjunto quando necessárias. Quando não forem necessárias, também dará essa recomendação, já que a competência institucional é dos prefeitos. Então, a cada chamamento que o comitê estadual fizer para debater a autonomia, haverá, no momento seguinte, um chamamento do Comitê Regional”, explicou Izaias.

A RMVale tem mais de 499 mil casos positivos de Covid-19 e contabiliza 4.208 mortos pela doença. A taxa de ocupação de leitos de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na região é de 80,9%. Já os leitos de enfermaria estão 63,4% ocupados.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.