RMVale

Paraibuna decreta situação de emergência após fortes chuvas

Temporal atingiu a cidade na tarde deste sábado (24)

Escrito por Meon

25 FEV 2024 - 09H54 (Atualizada em 25 FEV 2024 - 11H06)

Divulgação/PMP

A Prefeitura de Paraibuna declarou situação de emergência após a intensa chuva que atingiu a cidade neste sábado (24). O decreto ainda será oficialmente divulgado.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

As principais ações da prefeitura estão voltadas para a desobstrução de estradas e assistência às pessoas afetadas, principalmente na Vila de Fátima. Segundo a Defesa Civil, não houve registros de vítimas.

O Centro de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEM) informou que foram contabilizados 103 milímetros de chuva em Paraibuna, metade do volume esperado para todo o mês de fevereiro no município.

A chuva, que ocorreu por volta das 16h de sábado, resultou em pontos de alagamento e deslizamentos de terra, impactando áreas como Laranjeiras, Vila Amélia, Morro Azul e Zona Rural. Diversas residências foram afetadas nessas regiões.

Em resposta à situação, a Defesa Civil do Estado enviou 50 cestas básicas, 50 kits de limpeza, 50 kits de higiene, 50 kits de limpeza avulso com rodo, vassoura e água sanitária, além de 100 kits de dormitório com colchão, cobertor, travesseiro e roupa de cama.

Pontos de destaque incluem deslizamentos de terra nas vias dos bairros Espírito Santo, Ilhéus, Vila Amélia, Salto e Estrada do Capim Dangola, resultando em interdições parciais. O muro do cemitério da cidade foi afetado, e a Rodovia dos Tamoios foi temporariamente fechada devido a alagamentos. O acesso ao bairro da Vila Amélia também foi bloqueado devido a deslizamento de barranco.

A prefeitura informou que algumas estradas municipais foram liberadas para o trânsito após desobstrução, mas a estrada da Fazenda São Pedro permanece interditada. O Fundo Social de Solidariedade de Paraibuna está recebendo doações, especialmente de produtos de limpeza, colchões e cobertores.

Quanto aos serviços públicos, houve a queda de cabos da rede elétrica em vias públicas, sendo acionada a Elektro para reparos. A Companhia de Água e Esgoto de Paraibuna (CAEPA) comunicou à população que o rio Paraibuna, utilizado no abastecimento de água, foi severamente comprometido, impedindo temporariamente o tratamento de água. A concessionária está empenhada em restabelecer o sistema de tratamento o mais rápido possível, e recomenda-se a economia de água pelos moradores.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.