Uma parceria entre a Prefeitura de São José dos Campos e o Cemaden (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais) promete mapear o avanço da Covid-19 no município, com ajuda de um aplicativo. A colaboração entre os dois foi indicada e aprovada pelo MCTic (Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações), e a colaboração já está no Diário da União, onde foi publicada na última quarta-feira (24). A expectativa é que pelo menos parte do software esteja funcionando já em agosto.
A ideia de mapear os casos e da parceria nasceu após o Cemaden procurar o MCTic para buscar um meio de auxiliar no combate ao novo coronavírus. O ministério sugeriu que o órgão focasse na prevenção e no mapeamento da cidade-sede do centro, São José dos Campos. A partir daí nasceu o convênio entre a prefeitura e o Cemaden, para fazer um mapa interativo com o intuito de ajudar nos sistemas de monitoramento já vigentes na cidade.
O aplicativo e o mapa interativo vão ficar disponíveis para toda a população. Os profissionais de saúde responsáveis pela triagem de infectados pelo coronavírus vão alimentar o sistema, mas de forma anônima tanto para os profissionais quanto para os pacientes. Os casos serão registrados por localidade e devem conter não só apenas os casos confirmados, mas também o de pacientes que possuam sintomas semelhantes aos da Covid-19.
A expectativa é que o mapa esteja pronto em agosto, mas o aplicativo ainda busca parceiros para ser feito.
O Cemaden informou também que, além de São José dos Campos, outras duas prefeituras do estado também se interessaram em ter o mapa como uma das armas no combate para conter o avanço da doença, mas não informou de quais cidades se trata.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.