RMVale

Parque Tecnológico de São José lança projeto de capacitação gratuito na área de TI

2.000 profissionais serão capacitados nos primeiros seis meses

Escrito por Meon

01 ABR 2021 - 13H14

Divulgação/PqTec

O Parque Tecnológico São José dos Campos, em parceria com o NSC (Núcleo Softex Campinas), lançou nesta quarta-feira (31), o Up Skill Vale, projeto de capacitação tecnológica para preparar mão de obra especializada em tecnologia da informação em toda RMVale. O projeto irá promover treinamento para até 2.000 alunos da região nos primeiros seis meses, tendo o objetivo de suprir a grande demanda de profissionais especializados nesse setor.

Segundo o Parque Tecnológico, os treinamentos são baseados em trilhas de formação, com cursos e conteúdos gratuitos voltados tanto para quem ainda vai ingressar no mercado de trabalho quanto para quem busca uma recolocação ou guinada na carreira.

Os cursos serão ministrados na plataforma Workover e são focados em soft e hard skills, para capacitar os profissionais a atuar em atividades de concepção, desenvolvimento, publicação, manutenção e evolução de produtos e sistemas de base tecnológica, preparando recursos humanos para qualquer tipo de empresa que demande profissionais da área de sistemas e computação. O projeto inclui, mas não se limita, a profissionais de suporte técnico a sistemas, desenvolvimento de software, suporte a sistemas críticos, implantação e manutenção de sistemas, dentre outras especialidades.

O Up Skill é parte de uma iniciativa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, com coordenação da Softex nacional e realização do NSC, com a participação de várias outras instituições de ciência e tecnologia do país.

Empresas parceiras

O projeto reúne aproximadamente 30 empresas parceiras de toda a RMVale, que contribuem para a formação dos conteúdos de acordo com as especialidades que são demandadas no mercado da região. É possível também customizar cursos adequados à necessidade de mão de obra das cidades.

Os currículos daqueles que concluem os cursos são disponibilizados às empresas e entidades participantes e apoiadoras do projeto para que possam avaliar e, eventualmente, contratar estes profissionais.

Falta de profissionais de TI

Segundo o PqTec, a falta de mão de obra especializada é um problema crônico nas empresas de TI brasileiras. A falta desses profissionais pode travar o crescimento das empresas locais de tecnologia da informação, dificultando todo o processo de retomada da economia e transformação digital.

Para se cadastrar no projeto acesso o site: https://workover.com.br/upskill-vale/

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.