Cargueiro KC-390, desenvolvido pela Embraer para a FAB
Divulgação
Deputados federais do PT protocolaram representação na Procuradoria-Geral da República solicitando ao Ministério Público Federal ação para impedir ou anular uma possível operação de transferência do controle acionário da Embraer para a empresa norte-americana Boeing. A representação foi protocolada nesta terça-feira (30) pelo líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (RS), e o deputado Nelson Pelegrino (PT-BA).
Os deputados petistas pedem na ação a abertura de Inquérito Civil Público para apurar a legalidade da operação de transferência do controle acionário da Embraer e também solicitam ao Ministério Público Federal para propor cautelarmente, mediante Ação Civil Pública, “a anulação de eventuais acordos lesivos ao interesse nacional”.
Na representação, os deputados afirmam que a preocupação é com evebtuais prejuízos ao país, principalmente em relação aos danos à soberania e à segurança nacional. Eles lembram que a Embraer também possuiu uma unidade que fabrica produtos militares.
“O domínio dessas questões estratégicas militares, de que tem acesso a Embraer, deve ser mantido exclusivamente pelas nossas forças armadas, o que reforça a potencialidade lesiva do acordo anunciado”, alegam os deputados na representação.
Os parlamentares também afirmam que a possível negociação do controle acionário da Embraer poderia até “afetar o fornecimento dos caças Gripen comprados pela Força Aérea Brasileira em 2014"
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.