RMVale

Pinda endurece regras para fase laranja e amplia espaço para atendimento de pacientes com Covid-19

Ocupação de leitos para pacientes com coronavírus na rede pública já chega a 90%

Escrito por Meon

17 JAN 2021 - 10H10

Arquivo/Meon

Com o avanço da Covid-19 nas cidades da região, Pindamonhangaba decidiu se manter na fase laranja, porém endurecer as regras do plano para amenizar a disseminação do vírus na cidade.

De acordo com a Prefeitura, a partir de segunda-feira (18), os serviços não essenciais podem funcionar por oito horas com 40% da ocupação. Os estabelecimentos podem optar por funcionar a partir das 6h até às 20h. Os serviços de delivery podem atender até as 22h.

Está proibido o funcionamento de casas noturnas e casas de evento, realização de eventos de qualquer natureza com aglomeração de pessoas, realização de shows, bailes e similares, consumo em bares, funcionamento de qualquer atividade comercial de prestação de serviços, conveniência e outros após as 20h.

O Comitê de Enfrentamento à Covid-19 de Pindamonhangaba decidiu restringir as regras da fase laranja do Plano São Paulo para combater as ações e atividades que estimulem a aglomeração.

De acordo com a secretária de Saúde e presidente do Comitê, Valéria dos Santos, todos os esforços realizados pelas equipes de linha de frente da Saúde, que estão trabalhando em seu limite, serão muito pequenos se não houver a colaboração da população.

“A gente precisa que a população entenda e siga as recomendações de distanciamento social, acreditamos que se as pessoas tiverem responsabilidade individual fará diferença no coletivo. Muitas vezes temos o paciente assintomático que, por ter pegado o vírus de forma leve, acha que isto acontece com todos, e isso não é verdadeiro. Estamos perdendo pessoas, o grupo de risco tem que ter cuidado e as demais pessoas, principalmente os mais jovens, têm que se cuidar para não levar o vírus para dentro de casa, que é o que estamos percebendo que está ocorrendo atualmente”, completou a secretária de Saúde.

As recomendações continuam as mesmas desde o início da pandemia: utilização de máscara o tempo todo que estiver na presença de outras pessoas, distanciamento mínimo de 1,5 metro de qualquer pessoa, seja na fila, na loja, no trabalho ou em casa. E, principalmente, evitar aglomerações em festas ou reuniões com mais de dez pessoas

“A covid-19 não tem tratamento especifico, não tem cura, e estamos esperançosos com a vinda da vacinação para que a gente possa receber a imunização e assim evitar os casos graves da doença, evitando desta forma as perdas”, concluiu a secretária Valéria dos Santos.

Ampliação do espaço de atendimento para pacientes com Covid-19

A Prefeitura da cidade informou que a partir deste final de semana, o espaço do PS Infantil está readequado e recebe leitos de retaguarda para pacientes covid-19.

As crianças serão temporariamente atendidas em um espaço no mesmo andar, onde anteriormente havia salas administrativas e sorologia. O novo setor pediátrico foi adaptado para receber as crianças com conforto e segurança, garantindo seu atendimento em espaço separado dos adultos, mantendo a estrutura de consultório médico, sala de observação, local para inalação e leito de emergência pediátrico.

Segundo informações da Secretaria de Saúde, o espaço do PSIU foi utilizado para a pandemia pela possibilidade de isolamento dos pacientes covid-19 que precisem ficar em observação ou estejam aguardando a liberação de leitos.

“Com a reforma do Pronto-Socorro, nós ganhamos espaços físicos que podem ser remanejados para ampliar o atendimento aos pacientes de covid-19, em locais seguros porque temos tanque de oxigênio além de equipes preparadas e treinadas. Estamos nos organizando e chegando a nossa capacidade limite. Vamos usar todos os recursos que pudermos para atendermos os pacientes, tendo em vista a dificuldade de vagas disponíveis em outras cidades”, garantiu a secretária de Saúde, Valéria dos Santos.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.