Romeira prepara curativos durante parada em ponto de apoio em São José
Murilo Cunha/Meon
Após dias de labuta, os voluntários dos pontos de apoio aos romeiros começaram a encerrar as atividades na Dutra. De acordo com a concessionária que administra a rodovia, mais de seis mil peregrinos fizeram a caminhada até Aparecida desde setembro.
Em São José dos Campos, um grupo se reúne há cinco anos para ajudar as pessoas que fazem a caminhada da fé. Em um espaço cedido em frente à Ceagesp (Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo), eles oferecem água, alimentação e auxílio de enfermagem para que os romeiros sigam viagem com mais conforto. Até mesmo uma tenda foi montada pelo Exército no local, para que os mais cansados possam tirar um cochilo.
O ponto foi uma iniciativa de Reginaldo Damião, que trabalha com decoração de festas em São José dos Campos. O trabalho voluntário é um meio de retribuir à Santa por uma graça alcançada.
“Nós contamos com a ajuda de 300 voluntários que trabalham 24h por dia. O pessoal ‘chega chegando’ e não sai mais”, garante Reginaldo. O eletricista Diógenes Pereira, que há três anos ajuda no local, concorda. “Venha e fique por meia hora para ver. Você nunca mais vai querer sair”, afirma.
Para Edson Correia da Silva, romeiro de Mairiporã (197 km de Aparecida) que faz o trajeto há dois anos, o apoio é feito de coração e é fundamental para o sucesso da viagem. “Meu genro sofreu um acidente, mas Deus e a Nossa Mãe Rainha colocaram ele de volta na nossa vida. Eu me sinto muito aliviado, porque ela sempre abençoou muito a minha família”, conta. Ele está na estrada desde domingo e só deve chegar à Basílica amanhã.
O ciclista fulano de tal, que prometeu visitar a Santa durante dez anos pela recuperação do filho, que nasceu prematuro, conta que parou em pelo menos cinco pontos de apoio até São José dos Campos. “Se não fosse por eles, os peregrinos, sozinhos, não conseguiriam”, afirma.
O ponto de apoio conta, inclusive, com um grupo no Whatsapp para que romeiros e voluntários possam trocar informações. Na página deles do facebook também é possível saber quais mantimentos são mais requisitados, além de ver as fotos da romaria.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.