Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

RMVale: preço de seis produtos típicos natalinos sofreram aumento

Preço médio da uva passa teve uma variação de 20,49% em 2014

20141203_panetone_(Wikimedia Commons/Creative Commons)

Preço médio do panetone teve uma variação de 4,05% em 2014

Wikimedia Commons/Creative Commons

O valor de seis produtos típicos natalinos sofreram um aumento de até 20,49% neste ano na comparação com 2013, em quatro cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba. Os dados são do Nupes (Núcleo de Pesquisas Econômico-Sociais), da Unitau (Universidade de Taubaté).

A pesquisa foi realizada na primeira semana de dezembro deste ano, em 17 supermercados de Caçapava, São José dos Campos, Taubaté e Campos do Jordão. O objetivo é avaliar a diferença e a variação dos preços médios dos produtos tipicamente consumidos pelos brasileiros nas festas de final de ano (panetone (500 gramas) e o quilo do peru, chester, tender, uva passas e nozes) e fazer uma comparação dos preços médios com os de dezembro de 2013.

De acordo com a pesquisa, na média todos os produtos tiveram um aumento de preço neste ano em relação a 2013, com destaque para o preço da uva passas que teve um acréscimo de 20,49%, passando de R$ 17,91 (2013) para R$ 21,58 (2014). Segundo o Nupes, o aumento nos preços médios da uva passas é resultado da valorização do dólar no ano, já que o produto é importado.

A Nozes foi o segundo produto com a maior variação (19,01%). Em 2013, custava em média R$ 26,15 nas quatro cidades e neste ano está em R$ 31,12%. Assim como a uva passa, a nozes também é importada e a variação está relacionada à valorização do dólar.

O chester apresentou variação de 10,10% e passou a custar R$ 15,48 em 2014. No ano passado o produto tinha o valor médio nas quatro cidades de R$ 14,06 o quilo. Segundo o Nupes, o preço um pouco superior a inflação pode ser resultado de uma menor concorrência nesse mercado controlado por apenas uma empresa ou devido ao aumento nos custos com o milho, mais caro no país.

Já a variação do preço médio do panetone nas quatro cidades foi de 4,05%, passando de R$ 12,84 (2013), para R$ 13,36 (2014). O aumento foi muito próximo dos indicadores inflacionários, ou seja, o preço do produto foi corrigido pelo acréscimo nos custos de mão de obra, matéria prima e insumos.

O quilo do tender teve um aumento de 1,64%, aumentando o valor médio nas quatro cidades de R$ 40,26 (2013), para R$ 40,92 (2014). O tender tinha sido um dos produtos que apresentou maior alta em 2013 (14,52%), mas em 2014 ocorreu um realinhamento nos preços com o mercado voltando à normalidade.

O peru foi o produto que apresentou a menor variação (0,15%), e custa em média nas quatro cidades R$ 13,58 o quilo, um aumento de dois centavos na comparação com 2013. A estabilidade no preço se manteve provavelmente devido a uma concorrência no mercado interno.

De acordo com a pesquisa, o valor médio do panetone nas quatro cidades é de R$ 13,36, do peru R$ 13,58, tender R$ 40,92, chester R$ 15,48, uva passas R$ 21,58 e nozes R$ 31,12. Segundo o Nupes, as diferenças nos preços médios dos produtos nas cidades da região podem ser atribuídas à disputa acirrada entre os estabelecimentos de supermercados na busca pela clientela.

A variação dos preços médios entre a cidade que apresenta o menor e o maior preço médio de cada produto natalino é muito elevada, tendo o chester como o produto de maior variação (62,97%), o maior preço médio está em Campos do Jordão (R$ 20,99) e o menor em Taubaté (R$ 12,88). A menor variação foi registrada no preço médio do peru (12,39%), com maior preço médio em Caçapava (R$ 14,70) e o menor em Taubaté e Campos do Jordão (R$ 13,08).

Dicas para vender mais no Natal
Para auxiliar os lojistas a incrementar as vendas na data considerada a mais importante do calendário  pelo comércio varejista nacional, o Sebrae-SP acaba de lançar a cartilha Venda Melhor Natal.

- Ilumine a fachada de sua loja: a iluminação é fundamental. Use lâmpadas e pisca-piscas. À noite, deixe as luzes das vitrines ligadas. Se a loja for a única com iluminação, receberá atenção extra de quem passa.

- Vitrine vendedora: não importa se a loja é grande ou pequena. A vitrine precisa chamar a atenção de quem passa. No Natal, use cores fortes e formas.

- Decore o interior da loja: o primeiro passo será fazer a divisão do ambiente. Pense em como organizar o espaço para expor artigos sem atrapalhar a movimentação dos clientes.

- Equipe bem preparada: garanta que a equipe esteja bem estruturada e preparada. Assegure que o atendimento ao consumidor seja realmente bom.

- Divulgue sua loja: de nada adianta fazer promoção, decoração, investimento, motivação e treinamento de colaboradores se o lojista não divulgar sua loja.

- Planejamento: independentemente se a loja for na rua, no shopping ou na internet, planejar é fundamental. Faça uma lista de estoque, de produtos mais vendidos e datas de entregas.

- Atendimento ao cliente: bom atendimento significa: gentileza, prontidão, paciência, interesse e conhecimento do produto.

- Liquide as sobras de Natal: as sobras de mercadorias do Natal precisam entrar em liquidação: preços menores e promoções.

 

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