RMVale

Prefeito de São José do Barreiro segue detido, em Cruzeiro

Lê Braga já passou por audiência de custódia

Escrito por Meon

21 FEV 2024 - 22H35 (Atualizada em 21 FEV 2024 - 23H07)

Divulgação/Edson Amaral

O prefeito de São José do Barreiro, Alexandre de Siqueira Braga, conhecido como Lê Braga, segue detido na delegacia da Polícia Federal (PF) em Cruzeiro, no Vale do Paraíba. A audiência de custódia foi realizada na tarde de terça-feira (20), no Fórum Federal de Guaratinguetá. Na audiência, houve a participação de um representante do Ministério Público e do advogado de defesa do prefeito, de acordo com informações da reportagem da Rádio Mantiqueira de Cruzeiro. Após a audiência, Lê Braga deixou o fórum e foi levado de volta à delegacia em Cruzeiro, onde permanece preso. O advogado de defesa não atendeu a reportagem.

+ Leia mais notícias da RMVale

+ Receba as notícias pelo Canal do Meon no WhatsApp

O que aconteceu

Segundo a PF, o prefeito teria utilizado um veículo oficial da Secretaria de Saúde do município para ir e voltar do Aeroporto de Congonhas, em São Paulo, para participar de evento carnavalesco. Denúncias anônimas à PF teriam indicado que o prefeito viajou para Porto Seguro (BA) na quarta-feira (14).

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Federal, Lê Braga estava acompanhado de sua esposa e outros casais, numa van da Secretaria de Saúde, quando foi interceptado na Via Dutra, no pedágio de Moreira César, em Pindamonhangaba, quando voltava para São José do Barreiro.

Como a van é abastecida com verba federal, coube à Polícia Federal investigar o caso.

Após ser abordado, Lê Braga foi conduzido à delegacia da Polícia Federal, em Cruzeiro. A operação, segundo a PF, tem como foco a apuração de possíveis crimes de responsabilidade fiscal, uma vez que os recursos financeiros para combustível e manutenção dos veículos são provenientes do Governo Federal.

A assessoria de imprensa da Prefeitura de São José do Barreiro foi procurada pelo MEON e ainda não se manifestou sobre o caso.

Cidade sem prefeito

Desde a viagem de Lê Braga à Bahia em 14 de fevereiro, São José do Barreiro está sem prefeito. O vice-prefeito, Marcelo da Kombi, foi afastado do cargo após ser alvo da PF por suposto esquema de desvio de verbas federais do transporte escolar, portando, sem condições de assumir.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Luiz Fernando Braga de Oliveira, afirmou à TV Vanguarda que não recebeu nenhuma indicação se deve, ou não, assumir o cargo. Ele permanece na espera.

O que pode acontecer

Consultado pela reportagem do MEON, o advogado Anthero Mendes Pereira Junior, disse quais poderão ser os próximos passos desse caso. "Eu acredito que a defesa vai fazer um habeas corpus  ou entrar com uma medida no Tribunal Regional Federal (TRF) por ter verba federal envolvida. E vendo o caso à distância, acredito que foi uma prisão um pouco desacerbada se for somente por este delito, até porque ele tem o direito de responder o processo em liberdade", analisa.

São José do Barreiro

O município de São José do Barreiro é uma Estância Turística localizada na chamada região do Vale Histórico, no Vale do Paraíba, no estado de São Paulo, e tem pouco mais de 4.300 habitantes.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.