RMVale

Prefeitos e governadores podem proibir cultos na pandemia, decide STF

Contudo, decisão não obriga o fechamento de templos religiosos

Escrito por Gabriel Campoy

08 ABR 2021 - 21H12 (Atualizada em 09 ABR 2021 - 10H25)

O STF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quinta-feira (8) que prefeitos e governadores terão autonomia na liberação ou proibição da realização de cultos religiosos presenciais para conter a disseminação da Covid-19.

A decisão não obriga o fechamento total dos templos, contudo, a partir de agora, governadores e prefeitos terão liberdade para adotarem as medidas que acharem necessárias.

Por 9 votos a 2, a Corte validou o decreto do Estado de São Paulo que vetou a realização de atividades coletivas por um período determinado para impedir aglomerações de pessoas.

Os ministros Nunes Marques e Dias Toffoli votaram pela ilegalidade dos decretos que determinavam o fechamento total de templos. Os demais ministros, Alexandre de Moraes, Edson Fachin, Gilmar Mendes, Luís Roberto Barroso, Rosa Weber, Cármen Lúcia, Ricardo Lewandowski, Marco Aurélio e Luiz Fux, o presidente da casa, votaram favoráveis à restrição.

Em sua manifestação, o ministro Alexandre de Moraes afirmou que o Estado não deve levar em conta questões religiosas como base para tomar suas decisões.

“A liberdade religiosa tem dupla função. Proteger todas as fés e afastar o Estado laico de ter de levar em conta dogmas religiosos para tomar decisões fundamentais para a sobrevivência de seus cidadãos. O Estado não se mete na fé, a fé não se mete no estado”, concluiu.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Gabriel Campoy, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.