A Prefeitura de São José dos Campos anunciou investimentos de cerca de R$ 4,6 milhões em ativos de mobilidade urbana, nessa última quarta-feira (22), Dia Mundial sem Carro, para mais segurança para pedestres e ciclistas, além de acessibilidade para cadeirantes.
Entre as principais obras, está o projeto do bairro ciclável, que será iniciado no Chácaras Reunidas, região sul de São José dos Campos. Serão cerca de dois quilômetros de malha cicloviária, passando pelas avenidas Dr. Sebastião H. Cunha Pontes e Central, ruas Monte Azul, Loanda, Miracema e Joaçaba e pela praça Cariri. A obra tem valor de R$342.035,13 e previsão de término em março de 2022.
O projeto está em andamento e tem valor total estimado em R$2,7 milhões. O distrito de São Francisco Xavier, também terá um percurso adequado e seguro para os ciclistas com uma malha cicloviária de 4,5 quilômetros, que irá ligar o bairro dos Remédios ao Centro do distrito.
No início de 2017, São José contava com 79 quilômetros e ciclovia e atualmente são mais de 150 quilômetros. Com o aumento de quase 100% da malha cicloviária, a Prefeitura tem implantado paraciclos (estacionamentos de bicicleta), em diversos pontos da cidade. Agora, serão implantados mais 23 paraciclos em todas as regiões do município, com valor de R$111.854,00.
ACESSIBILIDADE
Com foco no objetivo de tornar os trajetos ainda mais acessíveis, serão implantadas cerca de 1.150 rampas de acessibilidade, com prioridade nos principais corredores da cidade, e valor previsto de R$1.150.000,00.
Será realizada ainda a execução de passeio público, em 13 locais da cidade, totalizando 2.700m² e valor estimado em R$408.000,00. A Prefeitura também irá realizar a substituição de prismas por ilhas físicas em 27 locais, cerca de R$ 1.360m² e valor previsto de R$230.000,00.
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A revisão e atualização da Lei da Calçada Segura, se encontra em fase final. Dentre as principais mudanças, estão o ajustamento da largura da faixa livre de circulação e do dimensionamento dos passeios em novos loteamentos; a inserção, ajuste e padronização para o conceito "espaço árvore", que deve ser adotado na área de serviço do passeio e a não obrigatoriedade do piso de tipo intertravado (um tipo de pavimento), possibilitando materiais antiderrapantes.
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