Por Bruna Caroline Em RMVale Atualizada em 01 ABR 2020 - 16H10

Prefeitura de Ilhabela pretende pagar R$ 1.045 às famílias em situação de vulnerabilidade provocada pelo coronavírus

Um investimento de R$ 50 milhões deve acontecer para atendimento de cerca de 15 mil pessoas

Divulgação/PMI
Divulgação/PMI
O Projeto de Lei ainda precisa ser aprovado para que a medida seja colocada em prática


A prefeita de Ilhabela apresentou nesta quinta-feira (26) um pacote de medidas socioeconômicas de enfrentamento à crise provocada pela pandemia no novo coronavírus. Entre as medidas, está prevista a criação do Programa de Amparo ao Trabalhador que permitirá o pagamento de R$ 1.045,00, por três meses, a cada família em situação de vulnerabilidade social provocada pela pandemia.

O Projeto de Lei ainda precisa ser aprovado para que a medida seja colocada em prática. As regras detalhadas do projeto serão divulgadas em breve.

Um investimento de R$ 50 milhões deve acontecer para atendimento de cerca de 15 mil pessoas. As ações previstas no Projeto de Lei apresentado pela prefeitura socorrem famílias socialmente vulneráveis, os trabalhadores autônomos e informais, funcionários de empresas que estão fechadas por determinação dos governos; micros empreendedores individuais e autônomos, entre outros.

A prefeitura destacou ainda que outras medidas de apoio à população continuarão sendo estudadas.

Ações de combate à pandemia

A Prefeitura de Ilhabela vem realizando diversas ações de combate à pandemia. Entre elas:

- Linha de crédito especial para microempresários;

- Adiamentos nas cobranças de impostos;

- Campanha de orientação para prevenção (desde de fevereiro);

- Bloqueio sanitário na balsa, marinas e helipontos (desde 20 de março), com sistema digital;

- Edição de decreto para reorganização do comércio e fiscalização das regras;

- Decreto de quarentena (com a Defesa Civil atuando nas áreas);

- Lavagem das ruas com água clorada;

- Pulverização dos espaços de concentração de pessoas;

- Montagem de tenda – “gripário”- para triagem;

- Compra de mais respiradores;

- Mapeamento dos pacientes de risco via formulário online;

- Comunicação com carros de som nas ruas e mercados;

- Anúncios nas redes sociais.

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