A Prefeitura de Jacareí divulgou nesta segunda-feira (29) novo protocolo para a Campanha de Vacinação do município. As novas medidas anunciadas são para tentar evitar novos casos de falsa vacinação. Neste sábado (27), aconteceu mais um caso de um idoso que recebeu falsa aplicação da vacina na cidade.
Segundo a prefeitura, aconteceram cinco casos de vacinação não completada em Jacareí, por conta disso, a Administração Municipal tomou as seguintes providências para impedir novos casos de falsa vacinação:
Ao lado de cada vacinador, terá um profissional da administração municipal que ficará observando se os protocolos de vacinação estão sendo seguidos e para esclarecer as dúvidas dos cidadãos, para deixar o vacinador concentrado exclusivamente no ato da vacinação.
Nesta segunda-feira (29), a Campanha de Vacinação será retomada apenas com profissionais da rede pública de saúde para aplicação da segunda dose. As pessoas que foram contratadas temporariamente para trabalhar na campanha serão submetidas a novos treinamentos e revisão da contratação.
O protocolo escrito com todos os passos da vacinação será divulgado amplamente para conhecimento e acompanhamento de toda população.
Será assegurado a todos, o direito de levar acompanhantes, fotografar e filmar o momento da vacinação, respeitando a identificação facial do profissional vacinador que não desejar ser filmado ou fotografado.
As vacinas devem ser guardadas em locais com climatização adequada. Para assegurar de que as vacinas estão sendo corretamente armazenadas, serão instaladas câmeras de monitoramento e serão feitas inspeções da Vigilância à Saúde no local.
Em razão da dificuldade de contratação de técnicos para aplicação das vacinas nos postos de vacinação, a Prefeitura de Jacareí iniciará uma campanha de adoção de postos ou turnos de vacinação pelas Unidades de Saúde do município (Hospitais e Clínicas) que possam ceder profissionais qualificados, no horário de trabalho, para incorporar a equipe da Secretária de Saúde.
Dúvida quanto à vacinação:
Havendo dúvida quanto à vacinação, os cidadãos receberam nova dose em 15 dias e a segunda dose em 21 dias após a primeira, garantindo a imunização.
Os idosos que foram vacinados no sábado (27) pela profissional que aplicou doses falsas, serão investigados por meio de foto ou vídeo do momento da vacinação, apurando se de fato receberam a dose. Caso as imagens mostrem que os idosos não foram vacinados, as doses serão aplicadas imediatamente.
Segundo a prefeitura, a Administração já reincidiu os contratos das profissionais envolvidas nas falsas aplicações de vacina e colabora com a Polícia Civil na apuração de todas as circunstâncias. Será apresentado ao Conselho Regional de Enfermagem (COREN) os fatos para apuração da responsabilidade das profissionais envolvidas.
1/2
SJC: Fundhas e Cephas oferecem 2 mil vagas para cursos gratuitos de qualificação profissional
Inscrições abertas até 25 de novembro
Justiça ratifica pena de casal por cárcere privado de adolescente
Condenação foi de 2 anos e 4 meses de reclusão
Sabesp apura vazamento de dados pessoais após ataque cibernético
Empresa diz que serviços essenciais não foram impactados
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.