O prefeito Carlinhos Almeida (PT) anunciou, na tarde desta sexta-feira (25), a chegada de mais 34 profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, em São José dos Campos. São 33 cubanos e uma argentina, que agora se juntam aos outros cinco profissionais que já atuam na cidade.
O anúncio aconteceu durante reunião do Comus (Conselho Municipal de Saúde) no Paço Municipal e contou com a presença dos 39 médicos do programa. Os novos profissionais já estão em São José e vão passar aproximadamente 15 dias em treinamento e visitas às unidades onde irão atuar.
Prefeito Carlinhos Almeida durante evento que reuniu novos médicos de S. José
Warley Leite / Meon
Todos eles vão trabalhar em equipes da Estratégia Saúde da Família, programa cujo foco é o atendimento humanitário e preventivo. De acordo com Carlinhos, o reforço garantirá um salto de quatro para 44 equipes que atendem pelo programa.
“Podemos considerar o avanço desse número como um marco para uma mudança conceitual na gestão pública de saúde. É preciso tratar o paciente antes que ele fique doente, com orientações sobre alimentação correta, aferição constante da pressão, indicação de exercícios físicos e exames de rotina”, afirma.
Junto com os médicos, as equipes também contarão com auxiliares de enfermagem, técnicos e agentes de saúde, contratados por meio de concurso público. A previsão é de que comecem a atuar dentro de um prazo de 15 dias.
Cada uma dessas equipes é composta por um médico, um enfermeiro, dois auxiliares de enfermagem e quatro a seis agentes de saúde. As regiões leste e norte são as que contarão com maior assistência do programa. Serão 14 equipes na zona leste e dez na zona norte.
Concurso
Junto com o anúncio da vinda dos profissionais oriundos do programa Mais Médicos, a prefeitura também comunicou a chegada de mais 68 médicos para atuar na rede pública da cidade. São os aprovados do último concurso público, que já poderão atuar logo após apresentarem a documentação necessária.
A expectativa do secretário de Saúde Paulo Roitberg é de que todos os médicos que passaram no concurso assumam o cargo. “Diferente dos médicos do Mais Saúde, os concursados atuarão nas Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Pronto Atendimento. Minha expectativa é de que todos preencham a vaga e já estejam trabalhando dentro de 15 a 20 dias”, conta.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.