Por Samuel Strazzer Em RMVale Atualizada em 09 MAR 2021 - 18H27

Prefeitura de São José apresenta Veículo Leve sobre Pneus que vai operar na Linha Verde

A previsão é que os VLPs entrem em operação em dezembro


A prefeitura de São José dos Campos apresentou, na manhã desta terça-feira (9), o VLP – Veículo Leve sobre Pneus – que vai operar na Linha Verde. O novo modal do transporte público joseense é 100% elétrico e foi desenvolvido do zero a pedido da administração municipal.

A apresentação aconteceu no Parque Tecnológico. Imprensa e autoridades presentes puderam dar uma volta no veículo que foi projetado e fabricado pela empresa BYD (mesma empresa responsável pelos carros elétricos da GCM) em parceria com a Marcopolo.

A Linha Verde funcionará com um sistema como o de metrô, com entrada por estações. Por conta disso, os VLPs não tem catraca de cobrança. As portas do veículo são mais largas que a dos ônibus convencionais e têm um mecanismo que facilita o embarque e desembarque simultâneos, além do dispositivo antiesmagamento.

O veículo tem espaço para 168 passageiros e há espaços para cadeirantes. Em todos os assentos há portas USB para carregamento de celulares.

As superfícies das poltronas, balaústres e pega-mãos tem acabamento com aditivos antimicrobianos. O ar-condicionado tem o sistema UV-C para desinfecção e troca do ar de dentro do veículo.

O veículo elétrico conta com baterias de fosfato ferro lítio (LifePO4), não emite poluentes e tem autonomia para andar 250 quilômetros com três horas de carga.

O VLP também tem câmeras retrovisoras ao invés de espelhos. O motorista também tem visão digital das portas. Há um total de seis câmeras de alta definição e duas delas com infravermelho.

Em entrevista ao Portal Meon, o Prefeito de São José dos Campos, Felicio Famuth (PSDB), informou que a Linha Verde, algumas unidades de VLPs juntamente com a nova licitação do transporte público devem estar em operação e vigor até dezembro deste ano.


Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Samuel Strazzer, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.