Por Tamires Vichi Em RMVale Atualizada em 04 AGO 2020 - 13H28

Prefeitura de São José dos Campos faz pesquisa sobre transmissão de coronavírus em transporte público

Pesquisa afirma que apenas 5,8% da população que contraiu Covid-19, acredita ter sido enquanto estava no ônibus

Beto Faria/PMSJC
Beto Faria/PMSJC

A prefeitura de São José dos Campos apresentou pesquisa com dados sobre o contágio de coronavírus em ônibus. Os dados foram exibidos durante coletiva de imprensa da última sexta-feira (31), na qual o prefeito Felicio Ramuth (PSDB), também revelou a permanência da cidade na fase amarela do Plano São Paulo, decisão que já foi barrada pela Justiça.

Para a realização da pesquisa, 515 pessoas que foram infectadas pelo coronavírus e usavam transporte público foram entrevistadas. De acordo com as respostas obtidas, apenas 5,8% dos passageiros acreditam na possibilidade de terem sido contaminados enquanto estavam no ônibus, mas sem nenhuma certeza.

As entrevistas realizadas contemplaram todas as regiões da cidade, com destaque para as zonas Sul e Leste, que representam, juntas, 61% das pessoas que participaram.

O contágio de funcionários das empresas de ônibus também se mostrou baixo, 2,72% dos 1.765 funcionários testaram positivo para Covid-19. No entanto, mesmo a porcentagem sendo bem pequena, em números, 48 funcionários foram contaminados. 

A prefeitura também afirmou que já realizou mais de 30 mil sanitizações em pontos de ônibus, estações e terminais. Sendo que no terminal Central e na ECO a higienização é feita duas vezes por semana. O produto utilizado tem ação protetora por sete dias. Já a higienização dos veículos de transporte é feita a cada ciclo de viagens e dispensadores de álcool em gel também estão sendo instalados.

O sistema da prefeitura registrou 369 reclamações de superlotação entre o final de março e o mês de julho. Uma pesquisa visual tem sido realizada para combater a superlotação. Linhas que apresentarem maior necessidade terão aumento da frota.

Em nota, a Busvale, entidade que reúne as principais empresas de ônibus urbanos da Região Metropolitana do Vale do Paraíba, esclareceu que o sistema de transporte público de São José dos Campos opera com uma redução de 52% no número normal de passageiros. Sendo que apesar da redução no volume de passageiros transportados, as empresas operam com 74% de sua frota normal. A empresa esclareceu ainda que desde o início da pandemia, diversas linhas e horários foram alterados para evitar o problema de superlotação.

1 Comentário

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tamires Vichi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.