A Prefeitura de São José dos Campos realizou nesta quinta-feira (20), a maior apreensão de fios de cobre já registrada na região sul da cidade. Um único estabelecimento foi alvo da operação, e foram recolhidas 5 toneladas desse material.
+ Leia mais notícias da RMVale
+ Receba as notícias do Meon pelo WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/GrkfVyt9TgB5kzD9FiFMzi
O valor estimado dos fios de cobre apreendidos é de aproximadamente R$ 200 mil. O volume de material era tão grande que foi necessária a utilização de um caminhão da Prefeitura para remover toda a carga.
Durante a operação, o proprietário do estabelecimento não conseguiu comprovar a origem lícita do material, como exige a lei municipal 10624/2022, que trata da comercialização, comprovação de origem e cadastro de fornecedores de ferros-velhos, sucatas e materiais recicláveis. Como consequência da falta de documentação, o proprietário recebeu uma multa no valor de R$ 3.000 e foi conduzido à Polícia Civil.
A operação contou com o apoio da Guarda Civil Municipal e visitou outros 3 comércios de sucatas, os quais não apresentaram irregularidades.
O principal objetivo das operações conjuntas realizadas pelas forças de segurança e a Fiscalização da Prefeitura, por meio do programa São José Unida, é combater a comercialização de produtos furtados, como fios de cobre, hidrômetros, bueiros, ralos de ruas, semáforos e placas de trânsito.
Além das operações rotineiras, o combate a esse tipo de crime também é fortalecido pela utilização das câmeras inteligentes do Centro de Segurança e Inteligência (CSI), que monitoram a cidade 24 horas por dia, contribuindo para a segurança e ações efetivas contra essas atividades ilegais.
Boleto
Carregando ...
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.