Doença é contagiosa, porém tem tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde)
Divulgação
A Prefeitura de São José dos Campos realiza campanhas e ações contra a Hanseníase, durante o mês de janeiro, em postos de saúde e locais públicos da cidade. De acordo com a prefeitura, 20 novos casos são registrados todos os anos.
Haverá cartazes sobre a doença expostos em locais de grande circulação, como Paço Municipal, Poupatempo, Secretaria de Saúde e Terminal Rodoviário Intermunicipal. Além disso, serão realizadas atividades educativas nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e em unidades de Estratégia de Saúde da Família.
De acordo com o Ministério da Saúde, a doença, que antigamente era conhecida como Lepra, é crônica, contagiosa e afeta os nervos superficiais da pele como rosto, pescoço, braço e abaixo do cotovelo e dos joelhos, mas também pode afetar os olhos e órgãos internos. A hanseníase é transmitida por contato prolongado com alguma pessoa infectada e possuí tratamento gratuito pelo SUS (Sistema Único de Saúde).
Sintomas
Ainda segundo o Ministério, os sintomas mais comuns da doença são a aparição de manchas esbranquiçadas ou avermelhadas, com alteração de sensibilidade e dolorosas ao tocar, formigamentos, choques e câimbras nos braços e pernas, que evoluem para dormência e caroços na pele.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.