RMVale

Prefeitura lança edital para concorrência da operação do novo modelo de transporte público da cidade

Com a ajuda dos moradores foram definidas as premissas do novo modelo: mais conforto e frequência, e menor tarifa

Escrito por Fernanda Niquirilo

07 ABR 2021 - 12H43 (Atualizada em 07 ABR 2021 - 14H05)

Samuel Strazzer / Meon

Nesta terça-feira a Prefeitura de São José dos Campos, publicou o edital de licitação para a concorrência pública internacional para poder operar com o novo modelo de transporte público do município, que está previsto para começar no fim de 2021.

O edital está disponível para consulta no site da Prefeitura e a previsão é que a abertura dos envelopes com as propostas aconteça no dia 6 de maio.

Poderão participar desta licitação pessoas jurídicas nacionais e pessoas jurídicas estrangeiras, de forma isolada ou reunidas em consórcio, que demonstrem cumprir com todos os requisitos de habilitação cujo ramo de atividade seja compatível com o objeto licitado estabelecido em Legislação.

A construção do novo modelo de transporte público foi iniciada ainda no fim de 2018. Na sequência, em janeiro de 2019, a Prefeitura e a Fundação Getúlio Vargas firmaram um contrato para a realização de estudos, análise, acompanhamento e reformulação do atual sistema do transporte coletivo da cidade.

A partir daí, a Prefeitura realizou uma série de audiências públicas, oficinas e reuniões para que a população participasse da criação e construção do novo modelo. Um hotsite exclusivo sobre o assunto também foi criado e a população pôde responder a uma enquete e obter informações sobre o projeto, dados do atual serviço, pesquisas, enviar sugestões, entre outros.

Com a ajuda dos moradores foram definidas as premissas do novo modelo: mais conforto e frequência, e menor tarifa.

Diferente do contrato atual, vencido pela empresa que apresentou a maior adesão ao município, a futura concessão terá como vencedora a empresa ou o consórcio que apresentar a menor tarifa técnica.

O futuro modelo de concessão é inovador ao separar a operação, tecnologia e o financeiro. O objetivo com essa divisão é ter empresas especializadas em cada uma das áreas, e elevar a qualidade e modernização do serviço.

Tecnologias

A Prefeitura de São José dos Campos inicia no próximo dia 22, uma série de audiências públicas para apresentar as propostas dos editais de tecnologia do novo modelo de transporte público. Elas irão começar sempre às 18h e percorrer todas as regiões da cidade nos dias 22, 23, 26, 27, 28 e 29 de abril.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Fernanda Niquirilo, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.