RMVale

Prefeitura lança ferramenta virtual “Turismo de São Sebastião na palma da mão”

Embratur destaca a cidade como destino turístico brasileiro

Escrito por Meon

02 DEZ 2020 - 14H50 (Atualizada em 02 DEZ 2020 - 15H36)

Marcos Bonello

A Prefeitura de São Sebastião, por meio da Secretaria de Turismo (SETUR), lançou uma novidade que promete auxiliar turistas e moradores que queiram conhecer os atrativos turísticos e culturais da cidade.

A poderosa ferramenta virtual possibilita que os visitantes tenham acesso, na palma da mão, a todas as folheterias, vídeos dos atrativos turísticos e culturais, tarifários de hotéis e pousadas, além de informações de roteiros voltados ao turismo de aventura, cultural, náutico, ecológico e birdwatching.

Por meio da tecnologia QR Code, basta abrir o leitor de código e posicionar a câmera do celular sobre a imagem, ou então acessar o endereço eletrônico bit.ly/folheteriasetur, para ser redirecionado ao conteúdo. As "folheterias" estão disponíveis, também, em mais cinco idiomas: Inglês, Espanhol, Italiano, Alemão e Chinês.

De acordo com a SETUR, o material online também facilita na divulgação do turismo de São Sebastião em feiras nacionais e internacionais, além de contribuir com a preservação do meio ambiente e redução do uso de papel.

São Sebastião como destino turístico brasileiro

O presidente da Embratur, Gilson Machado Neto, destacou a importância da participação de São Sebastião na feira “Visit Pernambuco” que está sendo realizada na cidade de Porto de Galinhas.

O objetivo do evento é promover o fomento do turismo nacional para compradores e fornecedores que estimulem o desenvolvimento turístico. “São Sebastião é um destino belíssimo em todos os sentidos, praias, gastronomia natureza e, principalmente, uma cidade próxima à capital. Acreditamos que neste momento pós-pandemia o turismo de curta e média distância serão bastante valorizados e estamos trabalhando para isso”, destacou Neto.

O presidente destacou ainda a relação do turismo com o fomento a geração de emprego e renda. “São Sebastião faz parte do mapa turístico da Embratur no Brasil porque sabemos da importância das ações turísticas como motor da geração de emprego e renda”, acrescentou Neto.

Para o prefeito Felipe Augusto, com a crise gerada pela pandemia, o turismo está sendo a nossa maior fonte de renda e geração de emprego. “Desde 2017, investimos muito na divulgação de nossa cidade em feiras nacionais e internacionais, porque sabemos que nossa cidade tem um potencial turístico enorme que nunca foi valorizado. Os dados do Caged mostram que fomos a cidade com maior índice de geração de emprego da região e isso certamente deve-se aos investimentos em mostrar para o mundo o potencial turístico de nossa cidade”, finalizou Felipe Augusto.

Entre 2017 e 2020, o Governo Municipal marcou presença em 60 feiras de turismo, percorrendo por países como Estados Unidos, Espanha, Portugal, Alemanha, Inglaterra, Holanda, China, Uruguai, Chile, Argentina, Peru, Paraguai, Colômbia, e nos estados brasileiros do Rio de Janeiro, Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul e Pernambuco, levando o destino São Sebastião e suas belezas naturais, culturais e gastronômicas Brasil afora.

Vencedor do prêmio Top Destinos Turísticos nos anos 2018 e 2019, o município se destaca na categoria “Sol e Praia”, por um conjunto de atividades turísticas relacionadas à recreação, entretenimento ou descanso em praias. São Sebastião conta com mais de 50 praias identificadas, que são ainda o principal motivo da viagem dos turistas, além de ilhas, mirantes, cachoeiras e rios.

Diante dessa movimentação, que também reflete no fortalecimento do comércio local, fomentando e aquecendo ainda mais o turismo no município, a expectativa é que a cidade receba, durante a temporada de verão (dezembro de 2020 a março de 2021), cerca de 1 milhão de turistas. Esse número soma-se à população fixa do município, que está com aproximadamente 90 mil habitantes.

No entanto, é valido destacar que neste ano atípico devido à pandemia de Covid-19, o município chega a aproximadamente 150 mil habitantes, em razão dos moradores de veraneio que estão passando a quarentena em São Sebastião.

Geração de emprego

Seguindo os dados do CAGED - Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, em São Sebastião foram criadas mais de 16 mil vagas de empregos no mês de outubro, sendo que mais de 900 novas oportunidades de recolocação no mercado foram geradas e, quando comparadas aos desligamentos, há saldo com mais de 450 vagas. Em 2020, há o resultado positivo de 157 vagas. Grande porcentagem desse aumento é resultado dos investimentos na pasta, tornando o turismo uma fonte de renda e geração de emprego essencial para o município.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.