Guardas Municipais durante greve em Jacareí
Divulgação
A Prefeitura de Jacareí instaurou três processos administrativos contra 37 guardas municipais que participaram da greve que durou 82 dias na cidade. O sindicato acusa a administração de tentar criminalizar o movimento dos trabalhadores.
"Em nenhum momento a greve foi considerada abusiva. Não houve registro de nenhum boletim de ocorrência. Agora a prefeitura está tentando, de certa forma, punir quem participou da greve. O sindicato vai acompanhar um por um dos envolvidos nesses processos e não vai permitir que sejam criminalizados", afirma Noemi Nascimento Rodrigues, diretora do Sindicato dos Servidores Municipais.
Ao todo, foram instaurados três processos nos dias 10 e 11 de julho com o objetivo de apurar a responsabilidade dos guardas municipais por denúncias oferecidas pela própria Secretaria de Defesa de Jacareí.
Acusações
Os guardas podem perder o emprego caso seja provado que invadiram o hall de entrada do prédio da prefeitura e o estacionamento do prédio da Guarda e que se manifestaram nas redes sociais contra a administração e os guardas municipais que não aderiram à paralisação.
"Estão procurando uma forma de punir quem estava na greve. Convenceram alguns colegas a fazer denúncias para tentar prejudicar. Tem guardas que passaram em concurso público que não podem assumir por causa destes processos. Querem dar um jeito de mandar embora os guardas", conta um dos guardas municipais, que pediu para não ser identificado.
Outro lado
Em nota, a Secretaria de Administração e Recursos Humanos de Jacareí confirmou que foram abertos os processos administrativos e que o procedimento é normal, usado para apurar eventuais falhas cometidas por servidores.
De acordo com a prefeitura, a comissão que apura os casos é formada exclusivamente por servidores de carreira e que, no caso dos guardas municipais, houve um acordo fechado com o Sindicato dos Servidores para o término da greve que incluía a apuração de atos abusivos durante a paralisação.
Os 37 guardas municipais envolvidos no caso vão ser convocados para prestar esclarecimentos à comissão formada pela Secretaria de Administração.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.