Por Meon Em RMVale

Prefeituras do Litoral se preparam para eventual aparecimento de manchas nas praias

Treinamento foi realizado em Caraguatatuba na última terça-feira

oleo_praia_div_ibama

Manchas de óleo atingiram mais de 700 locais desde agosto deste ano

Divulgação/Ibama



Prefeituras das cidades do Litoral Norte estão se preparando para um eventual aparecimento das manchas de óleo nas praias do estado. Na última terça-feira (19), Caraguatatuba sediou um treinamento para diversos setores.
Nas últimas semanas, secretarias de Meio Ambiente e Saúde dos municípios estão fazendo treinamento para lidar com o problema caso aconteça.

Leia MaisSem conseguir notificar prefeito afastado, Câmara de Aparecida cancela oitiva de CPIPolícia identifica suspeito de matar mulher de 32 anos em CaraguáEx-funcionários da Etep cobram dívidas trabalhistas em São José


As manchas de óleo começaram a atingir praias do Nordeste brasileiro em agosto, atingiram dez cidades e começaram a preocupar prefeituras de cidades litorâneas da região Sudeste.

Prevendo um possível aparecimento das manchas nas praias do Litoral Norte, a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), em parceria com a Petrobrás e a Transpetro, realizou um treinamento para apresentar ações usadas na retirada do produto das praias, costões rochosos e manguezais e bem como a forma correta de atuação.

Participaram do encontro representantes das prefeituras de Caraguatatuba, São Sebastião e Ilhabela além da Defesa Civil, Polícia Ambiental e Capitania dos Portos.
De acordo com as secretarias de Meio Ambiente das cidades, a possibilidade das manchas de óleo atingirem as cidades do Litoral Norte paulista é pequena, mas mesmo assim, as prefeituras estão se preparando.

"Mesmo que a possibilidade seja pequena, temos que ficar atentos e nos preparar. Estamos acompanhando diariamente os boletins divulgados pelo Ibama e nos mobilizando para organizar um plano de ação, caso haja a necessidade de intervenção das nossas equipes nas praias do município”, disse Daniel Mudat, secretário de Meio Ambiente de São Sebastião.

Monitoramento
Em Caraguatatuba, a prefeitura está fazendo monitoramento visual por todo o município. Para o diretor da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Ronaldo Cherbele, a circulação no mar acontece do sul em direção ao norte.
"A tendência de deslocar algum material para cá é bem baixa, mas a gente está monitorando o sistema do Inpe e temos ações para caso seja detectado alguma coisa", explicou Cherbele.

Cidades atingidas
Segundo levantamento do Ibama, divulgado nesta sexta-feira (22), 724 áreas foram atingidas em 120 cidades de 10 estados.
Vinte e três praias tiveram mais que 10% de contaminação, enquanto 428 tiveram apenas vestígios, o que representa menos de 10% de contaminação.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Meon, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.