Por Moisés Rosa Em RMVale

Prefeituras e Câmaras da RMVale investem em propaganda

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Agências de publicidade são contratadas pelas Câmaras e Prefeituras

Reprodução/Central Business

Com a constante reclamação e desconfiança dos moradores pela falta de informações dos trabalhos dos vereadores e prefeitos da região, os Executivos e Legislativos da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) estão colocando em práticas as ações de marketing e comunicação, com a abertura de licitações para contratarem agências de publicidade. Só as prefeituras de São José dos Campos, Taubaté e Jacareí investem juntas R$ 12,3 milhões.

Em levantamento realizado pelo Meon junto às Prefeituras e Câmaras, as principais cidades da região já estão com contratos vigentes ou planejam contratar empresas de comunicação, com o objetivo de divulgar as atividades dos parlamentares.

Em São José dos Campos, a Prefeitura está investindo R$ 5,8 milhões em contrato com a agência Binder +FC Comunicação, cujo contrato teve início em janeiro de 2014 e prazo de seis meses. As principais ações das empresas são veiculações de programas com as principais atividades do governo Carlinhos Almeida (PT), focando as áreas da Educação, Saúde, Transportes e Infraestrutura. Já na Câmara de São José, a Regional Marketing realiza os trabalhos de divulgação publicitária por R$ 800 mil.

A Prefeitura de Taubaté assinou contrato em dezembro de 2013 por R$ 3 milhões com o escritório Central Business, com duração de 12 meses. Já o Legislativo taubateano informou que está em processo de licitação e que vai disponibilizar R$ 400 mil, durante 12 meses de contrato. No edital da Câmara, o texto convoca as empresas a apresentarem ferramentas de como atrair e interagir com a sociedade.

Curiosamente, Jacareí também possui parceria com a mesma empresa que presta serviços para o Executivo de Taubaté desde julho de 2013, por um ano de contrato no valor de R$ 3,5 milhões. Na Câmara de Jacareí, está em andamento a elaboração de um edital, mas sem previsão de publicação.

Para o cientista político Maurício Cardoso do Rego, o Poder Público está se modernizando e isso implica na utilização das tecnologias internas e externas. "As pessoas têm resistência aos vereadores e prefeitos, é preciso ser reverter este quadro, recorrendo às agências para uma nova estrutura", diz. Rego afirma que o gasto é válido: "É benéfico, mas é necessário ter atenção aos valores".

Outra prefeitura que pretende firmar parceria com empresas de comunicação é a de Guaratinguetá, com reserva de verba de R$ 1,4 milhões para selecionar a agência, que vai prestar serviços durante um ano. O processo ainda está em andamento.

Na Câmara, o processo foi aberto, mas revogado, por conta da falta de integrantes na Comissão Técnica, que ia avaliar e julgar as peças apresentadas pelas agências. Segundo a assessoria de imprensa da Câmara de Guaratinguetá, apenas cinco pessoas se candidataram para a comissão, e a Lei exige a participação de nove pessoas. Ainda não há previsão para retomar as discussões. O valor estima para contratação anual é de R$ 354 mil.

Na Serra da Mantiqueira, Campos do Jordão também deve selecionar uma agência nos próximos meses, mas sem data definida. O valor do contrato não foi informado.

O cientista político alerta que é necessário um processo mais transparente. "É possível discutir os valores, disponibilizando para entidades que avaliem as contas. O que não pode ficar é no escuro", conclui Rego.

Sem contrato
Em respostas ao Meon, as Câmaras de Ubatuba e ilhabela e a Prefeitura de Caraguatatuba informaram, por meio de suas assessorias de imprensa, que não possuem projetos para destinar verbas para a parte de publicidades. Já a Prefeitura de Cruzeiro está analisando o atual contrato com a agência Mind, por conta de atrasos nos pagamentos. 

Valores
Em nota ao Meon, a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) informa que recebe apenas resumos dos editais publicados no país, sem qualquer análise das concorrências ou informações sobre valores.

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Por Moisés Rosa, em RMVale

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