RMVale

Primeira candidatura coletiva é eleita no Vale: Conheça o Coletivo Representa Taubaté

Elisa, Adalgiza e Rafael acreditam que a próxima legislatura tem potencial para trazer grandes mudanças para a cidade

Escrito por Tamires Vichi

25 NOV 2020 - 09H38 (Atualizada em 27 NOV 2020 - 08H16)

Coletivo Representa Taubaté


Uma das novidades das eleições municipais do dia 15 de novembro foi a escolha dos taubateanos pela primeira candidatura coletiva a fazer parte de uma Câmara Municipal da região.

Formado por três integrantes, o Coletivo Representa Taubaté (Cidadania) é composto por Elisa de Oliveira Coelho Manoel: professora, servidora pública, mãe e porta-voz do coletivo, Adalgiza Américo de Souza Lopes: professora, arte-educadora e atriz, e Rafael Soares de Araújo: ator, diretor de teatro e produtor cultural.

De acordo com o grupo de vereadores a assumir uma cadeira do legislativo no próximo ano, a candidatura coletiva surgiu da necessidade de maior representatividade, já que as decisões tomadas pelo Coletivo serão a soma de interesses de diferentes parcelas da população, considerando o fato de que Elisa, Adaldiza e Rafael, juntos, integram uma diversidade de realidades, experiências e temáticas sociais.

“Por se tratar de um coletivo heterogêneo, cada um possui propriedades diferentes frente à cada bandeira. A Elisa, por exemplo, defende as bandeiras das Mulheres, Mães, Inovação e Educação Política. A Adalgiza, levanta as causas das Mulheres Pretas, das Periferias e da Cultura Popular e o Rafa luta pela Cultura, Economia Criativa e de pessoas LGBTQIA+. Os três representaram a cidade como um todo, dando maior atenção a estes grupos sub representados pela gestão pública”, comentou o Coletivo.

APLICATIVO MEU VEREADOR

Entre as responsabilidades de um vereador, além da fiscalização do poder executivo e trabalhar pelas necessidades e demandas da população, o grupo vem com uma inovação, o aplicativo ‘Meu vereador’, uma plataforma para facilitar e incentivar o acesso da população ao gabinete, aumentando a comunicação e “também, buscando promover a educação política para que as pessoas possam conhecer cada vez mais as funções administrativas, bem como seus direitos e deveres como cidadãos”, como foi esclarecido pelo Coletivo.

A CÂMARA MUNICIPAL EM 2021

Conversamos com o Coletivo Representa Taubaté sobre como o grupo avalia o processo eleitoral deste mês de novembro, assim como percebem as mudanças que a nova legislatura pode trazer:

“É um resultado inovador e com potencial para gerar grandes mudanças na cidade [...] Nós acreditamos que a mudança já teve início a partir do momento em que Taubaté elegeu uma cadeirante, um coletor de lixo e um coletivo. Nós já demos início a esta inovação na cidade e percebemos que o cidadão está começando a ampliar os horizontes no que diz respeito a pessoas novas entrando para a política e fazendo a diferença”.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Carregando ...

Reportar erro! Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou
de informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Tamires Vichi, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.