Por Rodrigo Machado Em RMVale

Procon amplia fiscalização nas vendas de Natal em São José

53 estabelecimentos das regiões central, oeste e sul foram autuados

Movimento em shopping de São José dos Campos

Consumidores lotam shopping de São José dos Campos

Divulgação/PMSJC


 Em sete dias, o Procon de São José dos Campos autuou 53 estabelecimentos comerciais instalados em shoppings e no comércio de rua nas região sul, oeste e central, em uma operação com apoio das equipes de fiscais da Fundação Procon de São Paulo.

Entre as irregularidades campeãs encontradas estão a falta de etiqueta com valor à vista em produtos, preços errados nas embalagens e até prazo de validade vencido -- em caso de produtos alimentícios.

A operação, com apoio da Secretaria de Defesa do Cidadão, amplia a fiscalização em dezembro por conta do aumento das vendas do Natal e para combater as 'falsas promoções'. Ela está dividida em duas fases. A segunda teve início nesta segunda-feira (12) e se estende até o dia 20 em todo o comércio.

O relatório do trabalho conjunto, ocorrido de 1º a 7 de dezembro, foi divulgado pelo órgão estadual. "A maior parte das autuações está relacionada a ausência de etiqueta com valor à vista, informação de preço de forma incorreta, produto com prazo de validade vencido", apontou o documento.

Leia MaisTaxistas protestam contra o aplicativo Uber em São José Com 12 mil inscritos, vestibular do ITA começa nesta terça (13)Futuro secretário de Urbanismo quer mais diálogo entre setores em S. José

O objetivo da ação fiscal é garantir os direitos dos consumidores no período de compras de Natal por meio de inspeções na venda de mercadorias para presentear e produtos alimentícios próprios da época, segundo a entidade. As vistorias são em shoppings, comércio em geral e supermercados.

Os estabelecimentos autuados responderão a processo administrativo, movido pela Fundação Procon SP, podendo ao final ser multados em valores que variam de R$ 604 a R$ 9.065.463,14.  “Além desse trabalho de fiscalização, os consumidores que encontrarem irregularidades no comércio podem fazer a denúncia ao Procon, que fará vistoria ao local para averiguação”, disse a coordenadora do Procon de São José, Aparecida Santana Borges.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Machado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.