Por Elaine Rodrigues Em RMVale

Projeto modelo no estado, Taubaté vai ganhar delegacia especializada

ddmtte

Delegacia da Mulher em Taubaté também ficará no prédio modelo

Reprodução/Google Earth

A Secretaria de Segurança Pública anunciou que a Polícia Civil de Taubaté vai ganhar novo prédio para abrigar a DIG (Delegacia de Investigações Gerais), a Dise (Delegacia de Investigações sobre Entorpecentes) e a DDM (Delegacia de Defesa da Mulher). A instalação será a primeira no estado e vai servir de modelo para outras regiões.

A elaboração do projeto e a obra ainda serão licitados, mas o terreno já foi definido.  Será construído em uma área de 5 mil m² que pertencia a SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), na avenida Benedito Elias de Souza, Jardim Santa Clara,  na região central da cidade. O decreto nº 60.712 que transfere a posse do terreno para a SSP foi publicado nesta quarta-feira (6), no Diário Oficial do Estado.

"Esse prédio vai juntar todas as delegacias para facilitar a gestão. Hoje a DIG, DDM e a Dise de Taubaté estão em imóveis separados, alugados e geram muitos gastos. Já que ganhamos o terreno e temos a verba, vamos fazer um bom prédio, modelo no Estado, que vai melhorar para todo mundo e economizar dinheiro também", afirma João Barbosa Filho, diretor do Deinter-1 (Departamento de Polícia Judiciária do Interior).

Novas instalações 
O projeto prevê um prédio com 1.200 m2, dentro dos padrões de acessibilidade, sustentabilidade, conforto, iluminação, higiene e segurança, bem diferente das delegacias que a população está acostumada, instaladas grande parte em imóveis antigos ou carentes de manutenção.

"Diversas delegacias estão passando por reformas e, em várias cidades, teremos prédios novos, que já estão sendo licitados ou contratados. Onde não muda e ainda está com instalações ruins ou falta equipamentos, é porque não estão trabalhando corretamente como o governo determina. Isso é responsabilidade de cada seccional, em cada cidade. Verba tem, basta apresentar o projeto que acontece a mudança", conclui Barbosa Filho.

Segundo a SSP, a nova delegacia vai ter salas para atendimento de plantão, de reconhecimento, celas separadas para mulheres, homens e adolescentes, sala de flagrante, espaços para possíveis atendimentos do (IML) Instituto Médico Legal e IC (Instituto de Criminalística) e ambientes para assistente social e Necrim (Núcleo Especial Criminal).

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Elaine Rodrigues, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.