RMVale

Projeto prevê teste de anticorpos contra Covid no SUS e nos planos de saúde

Os casos a serem abrangidos pela proposta serão definidos posteriormente em regulamento Fonte: Agência Câmara de Notícias

Escrito por Agência Câmara

24 JUL 2021 - 12H44 (Atualizada em 24 JUL 2021 - 12H52)

Vinicius Loures/Câmara dos Deputados Fonte: Agência Câmara de Notícias

O Projeto de Lei 2049/21 inclui na Lei da Vacina a realização, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS) e dos planos de saúde, de teste de anticorpos neutralizantes da Covid-19. Pelo texto, os casos a serem abrangidos pela proposta serão definidos posteriormente em regulamento.

A proposta, do deputado Edilázio Júnior (PSD-MA), tramita na Câmara dos Deputados.

O autor justifica a matéria com a ocorrência de casos em que a pessoa que recebeu a vacina contra a Covid-19 não desenvolveu anticorpos neutralizantes, mesmo após a administração de duas doses de vacina. A preocupação dele é com idosos e pacientes com comorbidades.

“Ressalta-se a importância de que sejam dosados os anticorpos neutralizantes. Este exame mostra a proteção do indivíduo em dado momento, pois os anticorpos podem reduzir com o tempo. Contudo, pode indicar a necessidade de aplicação de um boost vacinal. Esse reforço pode ser fundamental para conferir melhor proteção, principalmente para pacientes idosos e imunossuprimidos”, defende Edilázio Júnior.

Tramitação

O texto tramita em caráter conclusivo e será analisado pelas comissões de Seguridade Social e Família; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

Saiba mais sobre a tramitação de projetos de lei

Reportagem - Noéli Nobre

Edição - Marcia Becker

Fonte: Agência Câmara de Notícias

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Agência Câmara, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.