Por Rodrigo Machado Em RMVale

Quatro cidades são classificadas como eficientes pelo Tribunal de Contas

São José, Santa Branca, Campos do Jordão e Lorena receberam nota B+

Campos do Jordão

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Divulgação/PMCJ

O Índice de Efetividade da Gestão Municipal Brasil, elaborado pelo Tribunal de Contas de São Paulo, classificou Campos do Jordão, Santa Branca, São José dos Campos e Lorena como cidades eficientes em suas administrações.

Os resultados foram apresentados durante o 2º Congresso Internacional de Controle e Políticas Públicas, promovido pelo Instituto Rui Barbosa, órgão que congrega os Tribunais de Conta de todo o país, em dezembro do ano passado.

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Fred Guidoni, prefeito de Campos 

Arquivo/Meon

Para o prefeito reeleito de Campos do Jordão, Fred Guidoni (PSDB), o mais importante do que fazer disso um ranking, comparando cidades, é que cada um dos prefeitos utilizem estes parâmetros para melhorar.

“O índice é um indicador importante para nós porque é um número avalizado pelo tribunal de contas do Estado, que tem os seus auditores nos acompanhando no dia-a-dia, vendo como a gestão trabalha. São eles que diante dos dados recolhidos podem avaliar o que está certo, o que tem que melhorar e onde precisamos com urgência corrigir”, disse ao Meon.

O estudo que avaliou os municípios brasileiros foi formulado em cada estado pelo seu respectivo Tribunal de Contas. Na média, os municípios brasileiros tiveram nota C+. As quatro cidades receberam nota B+, ou seja, pelos critérios estabelecidos os municípios foram considerados ‘muito eficientes’ na qualidade dos serviços prestados e no gasto do dinheiro público.

A maioria dos municípios da região foi classificada como administrações ‘efetivas’, com a nota B e 11 municípios tiveram nota C, sendo considerados como ‘em adequação’, como a maioria das demais cidades brasileiras.

Os critérios adotados pelos Tribunais de Contas levam em conta os recursos disponíveis, o tamanho da cidade e a qualidade do serviço que entrega à população, quantificada nas apurações das contas analisadas.

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Segundo o Tribunal de Contas, para chegar ao resultado são analisadas sete áreas em todos os municípios, exceto nas capitais.

São elas: educação, saúde, planejamento, gestão fiscal (que mede quanto a prefeitura recebe e quanto gasta e a transparência deste processo), meio ambiente, proteção aos cidadãos e a tecnologia da informação, por meio de uma série de quesitos específicos que totalizam 143 questões.

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