O município de Queluz, na região do Vale Histórico, comemora nesta sexta-feira (4) 180 anos de história com música ao vivo, exposição e pratos típicos. As atrações, que incluem apresentação do músico Fabio Satim, ficam disponíveis na Feirinha do Interior, a partir das 18h, na Praça de Eventos da cidade.
O nome atribuído ao município homenageia a família real, ao lembrar a cidade homônima onde nasceu Dom Pedro I, em Portugal, em 1798.
Leia MaisContribuintes de SP pagarão por duplicação da Rio-Santos no RJ, diz ofício enviado pela RMValePrograma de TV Meon Turismo visita São Bento do SapucaíBolsonaro anuncia concessão da Via Dutra ao lado de Tarcísio de Freitas em São JoséO lugar passou de aldeia de índios Puris, em 1800, ao status de Vila São João de Queluz, em 4 de março de 1842; então, foi reconhecida como cidade em 1876.
Com aproximadamente 13 mil habitantes, o lugar reserva cachoeiras, ribeirão, pousadas e um calendário festivo bastante animado.
“Além de ser uma pacata e hospitaleira cidade do Fundo do Vale, que faz divisa com São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, também já foi palco de um grande conflito, que foi a Revolução de 1932; foi a terceira cidade a cair nas mãos dos federais”, disse Filipe C. Oliveira, de 37 anos, acadêmico de História e servidor da Casa de Cultura do município.
“Queluz é um pedacinho do céu, como diz o hino da cidade, e não tem paz maior em qualquer lugar do Vale como aqui. Posso ser suspeito ao falar isso, por ser um queluzense raiz, de nascença, mas é o que eu sinto. A paz que tenho aqui não tenho em nenhum outro lugar. Parabéns para Queluz pelos seus 180 anos!”, concluiu.
1/6
Câmara aprova urgência para exame obrigatório de médicos
Projeto prevê exame de proficiência como condição para registro de médicos
Moraes restabelece aumento do IOF, mas barra cobrança sobre risco sacado
Ministro do STF valida decreto de Lula em sua maior parte, mantendo novos impostos
Incêndio devasta palco principal do Tomorrowland na Bélgica
Fogo atinge estrutura cenográfica icônica em Boom
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.