Criança durante uso do óculos de realidade virtual durante o exame clínico
Divulgação/Sabin
Se para muitos marmanjos a coleta de sangue já é um momento de tensão, na infância, a picada da agulha é ainda mais desesperadora.
Mas um laboratório de análises clínicas de São José dos Campos está transformando o momento de temor em diversão com o auxílio da tecnologia de realidade virtual.
O grupo Sabin implantou, na sua unidade no centro da cidade, uma sala de exames clínicos especialmente para crianças. Lá, durante o exame elas podem 'viajar' pelos cenários da realidade virtual como os trilhos de uma montanha-russa ou numa prancha de surf, enquanto a coleta do sangue passa despercebida.
Segundo a gestora regional do laboratório, Monica Lino, a tecnologia é usada para gerar conforto e acabar com 'chororô' da criançada.
“Com as crianças, temos um cuidado ainda mais especial para que elas se sintam confortáveis, relaxadas e descontraídas. Assim, os exames podem ser realizados da maneira mais tranquila possível”, diz a gestora.
Cenários
As crianças a partir de seis anos podem escolher entre seis diferentes vídeos, que duram entre cinco e dez minutos, tempo hábil para dois profissionais realizarem a coleta, segundo o laboratório.
A gestora explica que enquanto um enfermeiro conversa e distrai a criança, o outro é responsável pelos procedimentos clínicos.
Ao fim, os pequenos pacientes recebem um “certificado de coragem”, fortalecendo a ideia de um momento importante para a criança.
Boleto
Reportar erro!
Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:
Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.