Por Rodrigo Machado Em RMVale

Região tem diversas ações para a prevenção do câncer de próstata

Com exames preventivos, é possível diagnosticar a doença logo nos estágios iniciais, quando as chances de cura chegam até 90%, segundo a OMS

novembro_azul_2

Brasil terá mais de 61 mil novos casos de câncer próstata neste ano 

Divulgação

A campanha Novembro Azul nas cidades da Região Metropolitana do Vale do Paraíba está acontecendo a todo vapor por meio diversas ações em hospitais, instituições e entidades ligadas à área da saúde. Dirigida aos homens, para conscientização a respeito do diagnóstico precoce do câncer de próstata, a campanha tem chamada a atenção de todas as formas e em todos os lugares.

A Avetp (Associação Vale Paraibana das Empresas de Transportes de Passageiros), está promovendo palestras e abordagens entre funcionários e passageiros das empresas da BusVale, para falar sobre a importância da prevenção e diagnóstico precoce da doença.

Com o tema ‘Quem se cuida, vive melhor’, as mensagens de conscientização estão sendo transmitidas por meio de cartazes, adesivos e panfletos, dispostos e distribuídos nos ônibus que compõem a frota das empresas na região. É importante que toda a sociedade esteja engajada em um movimento que tem o potencial de salvar vidas, como o Novembro Azul. O BusVale traz em seu DNA ações de conscientização, contribuindo e preenchendo seu papel social, disse o presidente da empresa Manoel Adair.

posts_novembro_azul_meon_05

Meon apoia o Novembro Azul

Giuliano Siqueira/Meon

Blitz da Saúde
‘Juntos contra o Câncer de Próstata’. Assim, o Instituto CCR, que pertence ao Grupo CCR, que administra a rodovia Presidente Dutra, colocou o nome na campanha para motoristas que trafegarem até o final do mês pela principal rodovia que corta o Vale do Paraíba.

A campanha inclui a distribuição de 25 mil folhetos, com dicas de saúde e entrevistas com especialistas em parceria com o Instituto Lado a Lado pela Vida, além da edição temática do Programa Estrada para a Saúde, nos dias 23 e 24 de novembro, para os caminhoneiros.

“Quanto mais pessoas informadas, mais o diagnóstico precoce acontece e, consequentemente, mais chances de cura. Queremos que nossos usuários adotem um comportamento seguro e preventivo, não apenas no trânsito, mas também com relação à própria vida”, disse a gestora de relações institucionais e sustentabilidade da CCR NovaDutra, Carla Fornasaro.

Litoral Norte
Caraguatatuba é a única cidade da região que está participando do programa ‘Filho que AMA leva o pai ao AME’, da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo, que oferece check-up gratuito para homens a partir dos 50 anos de idade sem necessidade de encaminhamento médico.

A campanha de prevenção e promoção de saúde incentiva os filhos dos pacientes a levarem seus pais no médico e/ou estimularem sua ida, ao menos. O programa já atendeu 56 mil pessoas em todo o Estado. A secretaria não informou o número de atendidos na cidade.

ame_1

AME de Caraguatatuba

Arquivo/Meon

Funciona assim: exames preventivos são ofertados nas áreas de enfermagem, cardiologia e urologia, e realizados aos sábados. Para fazer o check-up, basta ligar para o telefone 0800-779-0000 e fornecer os dados pessoais. 

Doença
Um estudo recente realizado pela Sociedade Brasileira de Urologia detectou que 51% dos homens nunca consultaram um urologista. A incidência deste tipo de câncer é maior em homens a partir dos 65 anos, representando cerca de três quartos dos casos.

Com exames preventivos, é possível diagnosticar a doença logo nos estágios iniciais, quando as chances de cura chegam até 90%. A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda a realização do exame, composto pelo teste de toque e laboratorial. O país terá mais de 61 mil novos casos neste ano, segundo o Inca (Instituto Nacional do Câncer).  Depois dos tumores de pele, o câncer de próstata é o câncer que mais mata homens no Brasil.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Machado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.