Por Laryssa Prado Em RMVale

Rematrículas e transferências: o que levar em consideração

Com o fim do ano, os pais precisam tomar uma importante decisão

rematricula_escolas

Nas escolas particulares, a mensalidade ainda é fator determinante

Pedro Ivo Prates/Meon

Todo fim de ano os pais e responsáveis por crianças e adolescentes têm que tomar uma importante decisão: manter os filhos na mesma instituição de ensino ou transferí-los? Algumas das preocupações que pesam na escolha são a adaptação a uma nova metodologia de ensino, e até problemas de relacionamento com professores e outros estudantes.

jose_helio_de_moura_filho

José Hélio é coordenador do Poliedro

Divulgação

O Meon conversou com o coordenador do Ensino Médio do Colégio Poliedro de São José dos Campos, José Hélio de Moura Filho, para saber quais questões devem ser levadas em consideração na hora da escolha, afinal, a decisão pode afetar o desenvolvimento e desempenho do aluno."Optar pela escola ideal para o filho, com todos os atributos desejados, e que incentive e reforce as qualidades individuais do estudante, não é tarefa fácil", diz o coordenador. 

"Professores capacitados, ampla infraestrutura, proximidade ou facilidade de ir à escola, proposta pedagógica que atenda a todas as necessidades, preço e as atividades extracurriculares estão entre os atributos avaliados", conta José Hélio. Assim, de acordo com o coordenador, os pais precisam listar as características que almejam em uma escola e ponderar como elas contribuirão efetivamente para a construção do aprendizado da criança ou adolescente.

Leia MaisMatemática, Física e Química têm menor índice de acertos na FuvestEstudantes ocupam escola na zona sul de São José dos CamposAlunos pedem doação para construir casa de aposentada em São José

O coordenador ainda afirma que em escolas particulares o valor da mensalidade ainda continua sendo um fator determinante no momento da renovação de matrícula. Mas ele alerta que "é importante lembrar que profissionais de qualidade custam caro e, tendo em vista que e escola é formada principalmente por pessoas, que necessitam de bons salários, isso acaba encarecendo o custo da mensalidade". 

Quando a transferência é o melhor caminho, as perdas afetivas, ou seja, a quebra de convívio com colegas de sala, são os desafios mais difíceis de aceitar. Sobre a adaptação, o coordenador diz que a escola deve ser acolhedora e estar preparada para dar informações. "Mas, quando a adaptação não está ocorrendo da melhor forma, é o momento da escola oferecer ajuda e sugerir outros caminhos", afirma.

Outro ponto importante é saber que a opinião dos estudantes é importante, mas não deve ser levada em consideração sem um contexto. "Acho importante ouvir a opinião dos filhos na escolha da escola em que irão estudar, no entanto, nem todos terão a maturidade necessária para optar pelo melhor ambiente", diz.  

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Laryssa Prado, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.