Por João Pedro Teles Em RMVale

Alunos da Etep promovem prova de velocidade com carrinhos de rolimã

Campeonato faz parte das aulas do primeiro semestre de engenharia

rolima

Vence quem descer a ladeira da faculdade no menor tempo

Pedro Ivo Prates/Meon

Descer a ladeira da rua a bordo de um carrinho de rolimã é certamente uma das lembranças mais saudosas da infância de muitos marmanjos da atualidade. As pernas no lugar do volante, a sola dos sapatos, para o desespero dos pais, funcionando como freios improvisados.

Se a rua não é mais aquele parque de diversões que já foi, os alunos da Etep, em São José dos Campos, vão reviver, neste sábado (10), os bons tempos. A ladeira que fica no espaço interno da instituição será pista para os carrinhos de madeira disputarem uma prova contra o tempo.

A disputa começa às 8h e envolve os estudantes do primeiro semestre dos cursos de engenharia. Serão 45 equipes, cada uma com 5 integrantes, todos do primeiro semestre de engenharia.

Os pilotos vão descer ladeira em três baterias: das 8h às 9h, das 9h às 10h e das 10h às 11h. Ganha a competição a equipe que fizer completar o percurso em menor tempo.

Montagem

Para montar os carrinhos mais velozes, os alunos serão desafiados a utilizar os conhecimentos adquiridos durante o início do curso, numa vivência prática do que é o cotidiano do engenheiro.

 “Para executar a atividade proposta na competição, os alunos precisam fazer um planejamento, cumprir prazos, analisar o problema proposto, pesquisar diversas soluções e, a partir dessa pesquisa, projetar e construir o carrinho de rolimã”, explica o coordenador de projetos da universidade, Marcus Valério Rocha Garcia.

Pode até parecer diversão, mas, na prática, a disputa oferecer aprendizados importantes para os futuros engenheiros. Os trabalhos práticos, de acordo com Garcia, fazem com que os alunos apliquem os conceitos aprendidos em sala de aula.

 “Esta competição, especificamente, faz com que os alunos apliquem os conceitos ensinados nas aulas de física e matemática auxiliando a responder uma pergunta comum dos alunos de engenharia que é ‘onde vou usar estes cálculos?’, bem como os ajuda a desenvolverem a habilidade de trabalhar em equipes.”

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