Por Rodrigo Ribeiro Em RMVale

S. José: potencial da construção civil está em obras públicas; diz pesquisa

SindusCon-SP mapeou as oportunidades do setor em 10 cidades do Estado

20160420_obra hospital regional de são josé dos campos_(Reprodução/Facebook Felício Ramuth)

Obra do hospital regional em andamento na cidade

Reprodução/Facebook Felício Ramuth

Um levantamento feito pelo SindusCon-SP (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado de São Paulo) apontou que as oportunidades para o setor em São José dos Campos estão em obras públicas. A pesquisa foi feita em 10 cidades do Estado, consideradas mais representativas pela entidade.

De acordo com o SindusCon-SP, o levantamento "Estudo de Atratividade das Sub-Regiões do Estado de São Paulo", feito em parceria com a Deloitte, foi realizado devido ao último ano do setor da construção civil no país, que sofreu muitas baixas, "impactado, em grande parte, pelas quedas do PIB (Produto Interno Bruto) e da produção de insumos do setor", informou o sindicato em nota.

O principal objetivo do trabalho foi apontar o potencial de desenvolvimento para a construção civil em algumas do Estado de São Paulo e mostrar que "ainda há oportunidades, apesar das incertezas em relação ao cenário econômico", diz outro trecho da nota. 

Segundo o estudo, São José dos Campos "apresenta forte aumento no número de obras públicas na região nos últimos anos, com foco em infraestrutura, em função de sua localização estratégica, perto de São Paulo e no centro do Vale do Paraíba", traz o relatório.

Além de São José dos Campos, única cidade da RMVale (Região Metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte) avaliada, também foram analisadas as oportunidades em Bauru, Campinas, Mogi das Cruzes, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto, Santo André, Santos e Sorocaba.

O levantamento traz análises sob três pontos de vista: demografia, oferta no setor e cenário econômico. Segundo a SindusCon-SP, com os dados, foi possível identificar que o cenário de construção civil do Estado é bastante diversificado - já que cada cidade possui suas particularidades.

"As sub-regiões avaliadas apresentam oportunidades para todos os segmentos inseridos no setor de construção civil. Basta analisar criteriosamente a demanda de cada cidade. Enxergamos, portanto, que o avanço dessa expansão está nas mãos das empresas que conseguirem compreender essa peculiaridade", comenta a diretora de Consultoria Empresarial da Deloitte, Marie Rodrigues, especialista no setor de construção e co-responsável pelo estudo.

A ideia é que o mapeamento auxilie as construtoras a investirem com mais segurança. "Ressalto que é importante que as empresas locais sejam parceiras para que as ações sejam assertivas", afirma o vice-presidente de Imobiliário do SindusCon-SP, Odair Senra.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Rodrigo Ribeiro, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.