Por Vinicius Assis Em RMVale Atualizada em 15 JUL 2020 - 10H16

Saiba como devolver um animal silvestre às autoridades sem sofrer punições

Nesta terça-feira (14) um homem entregou um papagaio à Polícia Ambiental em Taubaté

Divulgação/Polícia Ambiental
Divulgação/Polícia Ambiental
O animal foi levado para ser avaliado e tratado em um órgão ambiental


Um homem entregou espontaneamente, nesta terça-feira (14), um papagaio-de-peito-roxo, espécie que está em extinção para a Polícia Ambiental de Taubaté. O ato relembra a importância de encaminhar os animais silvestres para os órgãos responsáveis, para que não haja punições na justiça, isso se o animal não sofreu maus- tratos. Quem for pego com animais silvestres em cativeiro pode ser preso ou receber multa.

De acordo com a Polícia Ambiental, a entrega foi feita pessoalmente pelo homem à sede do órgão, no bairro Vila Jaboticabeira. Aos policiais o homem informou que encontrou o animal no quintal da casa onde mora e queria ajudar, fazendo a entrega voluntária.

O bichinho encontrado é da espécie papagaio-do-peito-roxo, que está em extinção pela falta de matas nativas, contrabandos e também pela caça predatória. O papagaio, que se alimenta de frutas e sementes, pode chegar a 35 centímetros de altura e viver por até 30 anos, neste caso ainda não se sabe o sexo e nem a idade dele. O animal foi levado a outro órgão, onde será tratado e deve ser devolvido à natureza, ele não apresentava sinais de maus-tratos.

Ainda de acordo com a Polícia Ambiental, manter animais silvestres em casa pode ter pena de até um ano de prisão e multa, mas pode ter agravantes como mau tratar o bicho ou se ele for de uma espécie em extinção. 

Os animais podem ser entregues à Polícia Ambiental, ao Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) ou ao Cetas (Centro de Triagem de Animais Silvestres). As denúncias ou dúvidas sobre como fazer a entrega podem ser feitas pelo site da Polícia Ambiental.

Seja o primeiro a comentar

Os comentários e avaliações são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do site.

0

Boleto

Reportar erro!

Comunique-nos sobre qualquer erro de digitação, língua portuguesa, ou de uma informação equivocada que você possa ter encontrado nesta página:

Por Vinicius Assis, em RMVale

Obs.: Link e título da página são enviados automaticamente.